Segredo: Kia Sportage 2022 terá mudança radical no design
Com apresentação do SUV coreano prevista para abril, nova geração do Kia Sportage deve adotar visual mais ousado do que o atual
Há quatro anos à venda no Brasil, a quarta geração do Kia Sportage está prestes a ganhar uma substituta. Com apresentação prevista para abril, os russos do site Kolesa.ru decidiram fazer uma projeção de como a quinta geração do Sportage deverá ficar. Para isso, utilizaram como base imagens de recentes flagras do SUV em testes.
A projeção imagina o Sportage com linhas bem diferentes da geração atual, que foi lançada em 2015 no exterior e reestilizada três anos depois. A frente do modelo deverá contar com uma grade maior do que a atual, ocupando quase toda a parte frontal do SUV. Além dela, os novos faróis também devem adotar contornos irregulares com assinatura de LED, assim como também crescerão em tamanho.
Já nas laterais, a projeção mostra que as janelas devem ter uma área envidraçada menor do que a atual. Outra mudança é a presença de uma linha ascendente que surge nas portas traseiras e segue até o contorno das lanternas. Estas, por sua vez, devem ganhar linhas mais angulares, e também serão interligadas, assim como no modelo vendido atualmente.
Na traseira do Sportage, a projeção também adianta que o modelo contará com o novo emblema da Kia, que foi apresentado recentemente. Por fim, o sul-coreano também deve adotar um spoiler mais proeminente, além da opção de pintura bicolor, como no Kia Seltos.
O novo Sportage será construído na plataforma da quarta geração do Hyundai Tucson, que foi apresentada em 2020. Além disso, o modelo também deve compartilhar as opções de motor com o irmão, oferecendo motores a gasolina, diesel e híbridos. Ele também deverá ter versões com tração dianteira ou integral, assim como poderá ter opções com o entre-eixos alongado no mercado chinês.
Um dos carros-chefe da marca sul-coreana, o Sportage foi lançado em 1993 e chegou ao Brasil dois anos depois. Apresentada em 2010, a terceira geração do modelo foi a mais bem-sucedida, e se tornou até objeto de desejo em tempos antes do super-IPI, adotado em 2012 e que derrubou as vendas da Kia.
Ainda assim, o Sportage se manteve como principal carro da marca vendido no país. Com 1.625 emplacamentos em 2020, ele foi responsável por cerca de 46% das vendas da marca, que registrou 3.521 unidades vendidas.
A nova geração do modelo será apresentada em abril, e deve chegar ao mercado internacional ainda no segundo trimestre de 2021. No entanto, apesar da promessa do Grupo Gandini -- representante da marca Kia no país -- de lançar um modelo novo a cada três meses em 2021, ele ainda não tem data para chegar ao Brasil. Importada do México, a atual geração é vendida no mercado brasileiro por preços a partir de R$ 134.990.