Sempre híbrido, novo BMW X3 chega ao Brasil por R$ 400 mil
Com novidades por dentro e por fora, novo BMW X3 traz conjunto híbrido plug-in de 292 cv e pode rodar até 46 km em modo totalmente elétrico
Meses depois de estrear na Europa, o BMW X3 reestilizado já está no Brasil. Inicialmente, o novo SUV chega ao país em três configurações híbridas, todas produzidas na fábrica da BMW em Spartanburg (EUA). Com preços que partem de R$ 399.950 na versão de entrada xDrive 30e X-Line e chegam aos R$ 449.950 na edição limitada xDrive30e M Sport Launch Edition, o novo BMW X3 já está disponível nas concessionárias da montadora alemã.
Por fora, o BMW X3 reestilizado ganhou faróis com nova assinatura visual em led e novos elementos internos. A grade duplo-rim cresceu em dimensões, mas manteve o formato convencional. O para-choque também é novo, e pode ter dois estilos distintos, dependendo da versão. Na configuração mais em conta X-Line, a peça traz entradas de ar laterais de contorno triangular, com linhas inspiradas nos modelos Série 3 e Série 5.
Já nas versões do X3 equipadas com o pacote de acessórios M, o para-choque adota um visual mais rebuscado, contando com entradas de ar maiores e detalhes em black piano. Na lateral, as rodas de 20’’ contam com design inédito e calçam pneus de medida diferentes na dianteira (245/45) e na traseira (275/40). Na traseira, enquanto o BMW X3 ganhou novas lanternas de LED com efeito 3D e acabamento escurecido. O para-choque também é novo, e traz um aplique em black piano e prata que simula um extrator.
A versão de entrada X-Line conta com cinco opções de cores: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Sophisto, Branco Mineral e Azul Phytonic. Os revestimentos de couro podem vir nos tons Preto ou Mocha. O BMW X3 M Sport adiciona as cores Carbon Black e o Cinza Brooklyn, e os revestimentos Mocha misturado a preto, preto com costuras azuis ou Oyster.
Por dentro, as principais novidades são a nova central multimídia de aspecto flutuante e com tela de 12,3’’ com suporte às funções Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa. Há ainda um novo painel de instrumentos digital, também de 12,3’’, e sistema de iluminação ambiente. Completam as novidades os novos comandos do ar-condicionado e uma nova alavanca de câmbio. O porta-malas tem 450 litros de capacidade.
Dentre os equipamentos de segurança, o BMW X3 oferece desde a versão de entrada X-Line assistentes de direção como o Parking Assistant, sensor de ponto cego com prevenção de colisões traseiras, alerta de mudança de faixa e aviso de tráfego cruzado. Também são de fábrica ar-condicionado de três zonas, sistema de som Hi-Fi, teto solar panorâmico, bancos esportivos revestidos de couro, além de seis airbags e controles de tração e de estabilidade. Por sua vez, as versões M Sport acrescentam o pacote M Sport de design e suspensão, acabamentos interno e externo em preto High Gloss, faróis Laserlight e controle por gestos.
Sob o capô, as três versões do novo BMW X3 trazem um motor 2.0 turbo associado a um motor elétrico. Juntos, eles oferecem 292 cv de potência combinada e 420 Nm de torque. O câmbio é um automático de 8 marchas e a tração é integral nas quatro rodas com o sistema XDrive. De acordo com a BMW, o novo X3 acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e pode rodar até 46 km (no ciclo WLTP) em modo totalmente elétrico, com velocidade máxima limitada a 135 km/h.
Para maior segurança dos pedestres, o BMW X3 gera um ruído artificial para alertar as pessoas em volta a até 30 km/h quando conduzido em modo totalmente elétrico. Como se trata de um modelo híbrido plug-in, o novo BMW X3 pode ser recarregado na tomada. O tempo aproximado de recarga no Wallbox (0 a 100%) é de três horas. No carregador portátil de 120V são cerca de 9 horas, tempo que baixa para 5h30 com 220V. Também é possível recarregar as baterias através do motor a combustão, ou combinar os dois motores em modos de condução esportiva.
Os preços do novo BMW X3 são de R$ 399.950 para a versão xDrive 30e X-Line, R$ 439.950 para a xDrive30e M Sport e R$ 449.950 para a edição de lançamento M Sport Launch Edition, que terá um volume limitado de unidades disponíveis. Além do X3 reestilizado, a BMW também deve anunciar em breve a chegada do novo X4, versão cupê que acompanhou as mudanças visuais e mecânicas do SUV convencional.