Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Stellantis: Alfa Romeo vai se tornar Alfa e-Romeo em 2024

Stellantis define estratégia de eletrificação de suas 14 marcas. Alfa Romeo vai produzir só carros híbridos e elétricos a partir de 2024

8 jul 2021 - 19h41
(atualizado às 19h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Alfa Romeo Tonale: carro-conceito da marca italiana.
Alfa Romeo Tonale: carro-conceito da marca italiana.
Foto: Stellantis / Divulgação

As 14 marcas da Stellantis ganharam um plano de eletrificação e um slogan focado na sustentabilidade. O anúncio foi feito nesta quinta (8), durante um evento digital da montadora. Todas as marcas terão carros híbridos ou elétricos, mas a maior surpresa ficou por conta da Alfa Romeo: a marca ganhou um slogan que brinca com seu nome, mudando para Alfa e-Romeo em 2024 para marcar que só venderá carros eletrificados.

Segundo a Stellantis, a partir de 2026 os custos de produção de um carro elétrico será o mesmo de um carro com motor a combustão interna. O objetivo é oferecer veículos que rodem de 500 a 800 km com uma carga de bateria. E também disponibilizar um sistema de carregamento rápido de 32 km/minuto.

Os planos prevêem investimentos acima de € 30 bilhões até 2025 em eletrificação e software. O objetivo é ter mais de 70% das vendas na Europa e mais de 40% nos Estados Unidos para veículos de baixa emissão (híbridos e elétricos) até 2030. Veja abaixo o slogan escolhido para cada uma das 14 marcas.

  • Abarth - "Aquecendo as pessoas, mas não o planeta"
  • Alfa Romeo - “A partir de 2024, Alfa se torna Alfa e-Romeo”
  • Chrysler - “Tecnologia limpa para uma nova geração de famílias”
  • Citroën - “Citroën elétrico: bem-estar para todos!”
  • Dodge - “Rasgue as ruas… não o planeta”
  • DS Automobiles - “A arte de viajar, ampliada”
  • Fiat - “Só é verde quando é verde para todos”
  • Jeep - “Liberdade de emissão zero”
  • Lancia - “A maneira mais elegante de proteger o planeta”
  • Maserati - “O melhor em luxo de desempenho, eletrificado”
  • Opel / Vauxhall - “Verde é o novo legal”
  • Peugeot - “Transformando mobilidade sustentável em tempo de qualidade”
  • Ram - “Feito para servir a um planeta sustentável”
  • Veículos Comerciais - “O líder global em veículos comerciais eletrônicos”
Fiat 500e.
Fiat 500e.
Foto: FCA / Divulgação

Pelos slogans dá para ver alguns posicionamentos. A Fiat, por exemplo, foi a marca escolhida para ter os carros elétricos mais acessíveis. Assim como a Alfa Romeo, que será 100% eletrificada em 2024, a Opel e a Vauxhall também irão por esse caminho a partir de 2028. A Dodge vai ter carros elétricos muito potentes, para rivalizar com a Tesla, enquanto a Maserati vai unir o desempenho com o luxo. A proposta da Citroën é um pouco parecida com a da Fiat, de popularizar o carro elétrico. 

Quatro plataformas centradas em BEV são a espinha dorsal dos veículos eletrificados das marcas de Stellantis. As plataformas foram elaboradas com um alto nível de flexibilidade (comprimento e largura) e compartilhamento de componentes, proporcionando economia em escala, pois cada plataforma pode apoiar a produção de até 2 milhões de unidades por ano. As quatro plataformas são:

  • STLA Pequena, com uma faixa de até 500 km
  • STLA Média, com uma faixa de até 700 km
  • STLA Grande, com uma faixa de até 800 km
  • STLA Quadro, com uma faixa de até 800 km
Opel Manta e-Concept: verde é o novo legal.
Opel Manta e-Concept: verde é o novo legal.
Foto: Stellantis / Divulgação

A propulsão inclui uma família de três módulos de acionamento elétrico (EDM) que combinam motor, caixa de engrenagem e inversor. Esses EDMs são compactos, flexíveis e podem ser facilmente dimensionados. Os EDMs podem ser configurados para tração dianteira, tração traseira, tração nas quatro rodas e 4xe.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade