Stellantis: Alfa Romeo vai se tornar Alfa e-Romeo em 2024
Stellantis define estratégia de eletrificação de suas 14 marcas. Alfa Romeo vai produzir só carros híbridos e elétricos a partir de 2024
As 14 marcas da Stellantis ganharam um plano de eletrificação e um slogan focado na sustentabilidade. O anúncio foi feito nesta quinta (8), durante um evento digital da montadora. Todas as marcas terão carros híbridos ou elétricos, mas a maior surpresa ficou por conta da Alfa Romeo: a marca ganhou um slogan que brinca com seu nome, mudando para Alfa e-Romeo em 2024 para marcar que só venderá carros eletrificados.
Segundo a Stellantis, a partir de 2026 os custos de produção de um carro elétrico será o mesmo de um carro com motor a combustão interna. O objetivo é oferecer veículos que rodem de 500 a 800 km com uma carga de bateria. E também disponibilizar um sistema de carregamento rápido de 32 km/minuto.
Os planos prevêem investimentos acima de € 30 bilhões até 2025 em eletrificação e software. O objetivo é ter mais de 70% das vendas na Europa e mais de 40% nos Estados Unidos para veículos de baixa emissão (híbridos e elétricos) até 2030. Veja abaixo o slogan escolhido para cada uma das 14 marcas.
- Abarth - "Aquecendo as pessoas, mas não o planeta"
- Alfa Romeo - “A partir de 2024, Alfa se torna Alfa e-Romeo”
- Chrysler - “Tecnologia limpa para uma nova geração de famílias”
- Citroën - “Citroën elétrico: bem-estar para todos!”
- Dodge - “Rasgue as ruas… não o planeta”
- DS Automobiles - “A arte de viajar, ampliada”
- Fiat - “Só é verde quando é verde para todos”
- Jeep - “Liberdade de emissão zero”
- Lancia - “A maneira mais elegante de proteger o planeta”
- Maserati - “O melhor em luxo de desempenho, eletrificado”
- Opel / Vauxhall - “Verde é o novo legal”
- Peugeot - “Transformando mobilidade sustentável em tempo de qualidade”
- Ram - “Feito para servir a um planeta sustentável”
- Veículos Comerciais - “O líder global em veículos comerciais eletrônicos”
Pelos slogans dá para ver alguns posicionamentos. A Fiat, por exemplo, foi a marca escolhida para ter os carros elétricos mais acessíveis. Assim como a Alfa Romeo, que será 100% eletrificada em 2024, a Opel e a Vauxhall também irão por esse caminho a partir de 2028. A Dodge vai ter carros elétricos muito potentes, para rivalizar com a Tesla, enquanto a Maserati vai unir o desempenho com o luxo. A proposta da Citroën é um pouco parecida com a da Fiat, de popularizar o carro elétrico.
Quatro plataformas centradas em BEV são a espinha dorsal dos veículos eletrificados das marcas de Stellantis. As plataformas foram elaboradas com um alto nível de flexibilidade (comprimento e largura) e compartilhamento de componentes, proporcionando economia em escala, pois cada plataforma pode apoiar a produção de até 2 milhões de unidades por ano. As quatro plataformas são:
- STLA Pequena, com uma faixa de até 500 km
- STLA Média, com uma faixa de até 700 km
- STLA Grande, com uma faixa de até 800 km
- STLA Quadro, com uma faixa de até 800 km
A propulsão inclui uma família de três módulos de acionamento elétrico (EDM) que combinam motor, caixa de engrenagem e inversor. Esses EDMs são compactos, flexíveis e podem ser facilmente dimensionados. Os EDMs podem ser configurados para tração dianteira, tração traseira, tração nas quatro rodas e 4xe.