Stellantis é líder no Brasil, Argentina e América do Sul
Stellantis alcançou 412 mil unidades vendidas na América do Sul e 23,6% de participação nas vendas totais
Com apenas seis meses de atuação no mercado, a Stellantis lidera a venda de automóveis de passeio e comerciais leves no Brasil, na Argentina e no total da América do Sul. A Stellantis engloba as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, entre outras. Nasceu da fusão da FCA com a PSA.
Trata-se de uma estratégia diferente da utilizada pela General Motors e pela Volkswagen na região. Enquanto a Stellantis aposta na variedade de marcas, a GM e a VW apostam isoladamente nas marcas Chevrolet e Volkswagen.
No primeiro semestre do ano, que coincide com o primeiro semestre de operações de Stellantis, constituída em janeiro, a empresa somou 319.570 unidades vendidas no Brasil (31,6% de participação de mercado), 54.733 unidades na Argentina (27,7%) e um total de 412 mil veículos (23,6%) na América do Sul.
O sucesso da Fiat e da Jeep já era conhecido. Mas, agora, duas outras marcas começam a subir. Peugeot e Citroën tiveram em junho seus melhores meses de venda no ano, com 3.054 e 2.566 unidades, respectivamente.
No acumulado de janeiro a junho, a Peugeot cresceu 159% em volume de vendas frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 11.969 veículos. Com este resultado, a marca alcançou 1,2% de participação de mercado. Já a Citroën cresceu 33% em volume de vendas no primeiro semestre, totalizando 9.160 veículos. Considerando sua atuação nos mercados brasileiro, argentino e chileno, a Citroën também obteve no mês de junho a sua melhor participação desde janeiro de 2018 na América do Sul, com 2%.
A Ram comercializou 445 unidades em junho no Brasil, no melhor mês de sua série histórica de vendas. No acumulado do ano são 1.398 veículos vendidos, praticamente o mesmo volume comercializado durante todo o ano de 2020, que fechou com 1.475 unidades. A marca responde por 6,2% das vendas acumuladas no ano entre as marcas premium no país.