Stock Car divulga layout do novo carro para temporada 2020
Agora montado sobre as carrocerias monobloco do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla, Stock terá novo carros nas pistas. Veja as imagens
Conseguimos as primeiras imagens do novo layout da Stock Car para a temporada 2020. A imagem usou como base o novo Chevrolet Cruze, que será um dos dois modelos usados este ano. O outro carro será o Toyota Corolla. Os carros ainda não foram para a pista na configuração atual. É possível que haja um teste coletivo em Interlagos (SP) no dia 8 de março. A temporada começa no dia 29 de março, em Goiânia (GO), com uma corrida de duplas.
O novo layout mostra que os carros da Stock Car serão muito parecidos com os carros de rua em 2021. A ideia da Vicar (empresa organizadora da Stock) era exatamente aproximar os carros de corrida dos carros que podem ser comprados pelos consumidores nas concessionárias. Por isso, o Corolla e o Cruze serão ligeiramente diferentes. As imagens reveladas em primeira mão mostram a localização dos números e os patrocinadores obrigatórios. Respeitando esse layout, as equipes estão livre para criar seus próprios desenhos, com as cores de seus patrocinadores.
Ao contrário dos Stock Car dos últimos anos, os novos carros utilizarão o máximo possível a carroceria dos modelos de rua. Percebe-se um enorme aerofólio traseiro para que os carros tenham downforce suficiente para fazer curvas em alta velocidade. A Chevrolet e a Toyota enviaram para a Vicar as carrocerias originais. A partir disso, os carros foram montados na empresa JL. Devido ao peso do carro de rua do carro de corridas, algumas partes da carroceria são de fibra, como as portas, os para-choques, o capô dianteiro e o porta-malas. A capota e as laterais serão de aço.
O chassi será tubular, como da antiga Stock Car, porém com entre-eixos menor (de 2,741 m), para se adequar ao formato dos carros originais. As carrocerias do Corolla e do Cruze terão fixações aparafusadas, e não soldadas, porque os carros de corrida batem muito. Portanto, é preciso consertar ou trocar as peças com rapidez. Segundo o presidente da Vicar, Carlos Col, os dois carros terão blocos exclusivos. O dirigente (também ex-piloto da categoria) buscou no exterior os fornecedores dos blocos dos motores V8 6.2, que terão 460 cv de potência a 6.150 rpm. Com push-to-pass, a potência subirá para 550 cv. O torque será de 600 Nm a 5.000 rpm no modo normal e de 700 Nm no push-to-pass.
O bloco do Toyota Corolla virá de um fornecedor da Nascar Truck americana. Lá, o motor tem 6,8 litros e 750 cv de potência. A indicação desse fornecedor foi feita pelo pessoal da Gazoo Racing da Argentina, onde a Toyota atua fortemente nas competições automobilísticas. Já o bloco do Chevrolet Cruze será o mesmo utilizado nos EUA para os Camaro e Corvette de corrida. Apesar das mudanças nos carros, os pilotos continuarão pilotando “no banco de trás”. Segundo Col, o posicionamento atrasado em relação ao eixo dianteiro ocorre para que os carros tenham melhor distribuição de peso e, portanto, mais equilíbrio nas pistas.