Surpresa: picape Strada Cabine Dupla é a nova rival do Onix
Ranking de setembro revela um cenário surpreendente no mercado de carros: picape Fiat Strada estaria roubando vendas até do Chevrolet Onix
Aconteceu de novo. Pela quarta vez em 20 anos a Fiat surpreendeu o mercado com a picape Strada. O resultado já aparece claramente nas vendas e, desta vez, traz um componente inusitado: a nova Strada Cabine Dupla pode estar roubando vendas até do Chevrolet Onix, o hatchback que há cinco anos lidera o mercado brasileiro. Os números dos primeiros 21 dias de setembro mostram a Strada grudada no Onix e com chances de tomar a liderança.
Segundo a Fenabrave, o Chevrolet Onix Hatch está em 1º lugar com 6.886 emplacamentos e a Fiat Strada vem em 2º lugar com 6.741. A diferença é de apenas 145 carros. Mas isso não é o mais importante, pois em agosto o Onix e a Strada também ocuparam os dois primeiros lugares em vendas. O que chama a atenção dos especialistas é a velocidade das vendas da picape. Ao iniciar os últimos dez dias de setembro, a Fiat Strada já obteve 77,5% de suas vendas de agosto (8.690), enquanto o Chevrolet Onix conseguiu apenas 64,9% de seu resultado no mês anterior (10.607).
Parece estranho, mas é possível que a Fiat Strada, ao adotar a Cabine Dupla, pode estar roubando vendas dos hatches compactos, inclusive do Onix. Com um design moderno, espaço interno de verdade para os passageiros de trás e um enorme espaço para bagagem, a Strada Cabine Dupla surpreendeu a própria Fiat ao capturar clientes que antes não eram seus. Ao contrário da geração anterior, a nova Cabine Dupla da picape Strada tem quatro portas e espaço generoso para as pernas.
Considerando só a Cabine Dupla, as três versões da nova Strada competem em preço com o Onix Premier, na faixa que vai de R$ 76 mil a R$ 82 mil. Existe ainda uma sobreposição de preço entre duas versões da Strada Cabine Plus (antiga Cabine Simples) e duas versões do Onix, na faixa que vai de R$ 65 mil a R$ 67 mil. Para o cliente que busca um veículo versátil de quatro portas, a Strada Cabine Dupla oferece 844 litros de bagageiro contra 275 litros do Onix Hatch. Para quem não tem filhos e ocupa só os dois lugares da frente, a Strada Cabine Plus é ainda mais interessante, pois tem uma caçamba de 1.354 litros, na qual cabe uma moto, um kart, um quadriciclo, algumas bicicletas, prancha de surfe e até mesmo uma barraca improvisada.
Todos esses itens podem estar fazendo diferença. Claro que o Chevrolet Onix é um carro mais assentado para dirigir, tem uma ótima multimídia e também é mais potente. São 116 cv contra 109 -- uma diferença de 5 cavalinhos com etanol. Se for com gasolina, é bem mais: 15 cavalos. Portanto, na estrada, o Onix é bem mais econômico. Porém, a surpresa está na cidade, onde a Strada 1.3 se iguala ao Onix tanto com gasolina quanto com etanol (até supera por um tantinho). Com gasolina: 12,1 contra 11,9 km/l. Com etanol: 8,4 contra 8,3 km/l.
Os especialistas usam o Chevrolet Onix como exemplo porque ele é o líder, mas o fenômeno pode estar acontecendo também na comparação com outros hatches. Vale lembrar que o Onix não tem mais a versão aventureira Activ. Portanto, para quem precisa rodar por terrenos com terra, pedras ou valetas, ele deixou de ser uma opção. O Onix tem apenas 12,8 cm de vão livre do solo, enquanto a picape Strada tem 21,2 cm (quase o dobro de altura).
Esta é a quarta vez que a Fiat surpreende o mercado com a Strada -- e nas três vezes anteriores ela disparou em vendas. Lançada em 1998, com base no Fiat Palio, a Strada chegou sem grandes ambições, para substituir a picape Fiorino, que era baseada no Uno. A liderança entre as chamadas picapinhas era da Volkswagen Saveiro. A primeira grande ideia veio quando a Strada ganhou Cabine Estendida, porque a Fiat havia identificado essa necessidade por parte dos usuários. Em pouco tempo ela se tornou líder de vendas do segmento.
A Volkswagen demorou para reagir. Quando finalmente reagiu, a Fiat lançou a Strada Cabine Dupla. Novamente disparou nas vendas. A história se repetiu, com reação tardia da Volks. Quando a Volkswagen enfim tornou a Saveiro Cabine Dupla um sucesso de vendas, a Fiat lançou a Strada Cabine Dupla com três portas. Agora, a nova Strada vem com uma Cabine Dupla de verdade, com quatro portas, e com uma Cabine Plus no lugar da Cabine Simples.
Desta vez, especialistas do mercado acreditam que a picape parece estar extrapolando seu segmento e roubando vendas dos hatches. É possível que esse assunto seja analisado de forma mais profunda nos bastidores da indústria automobilística (e também pela mídia especializada) se as vendas da nova Fiat Strada continuarem subindo.