SUV Coupé da Fiat: o que já sabemos sobre o Projeto 376
O segundo SUV da Fiat está em fase adiantada de desenvolvimento e chegará ao mercado no ano que vem; veja projeções do Projeto 376
O Projeto 376 da Fiat será um SUV Coupé médio. O carro-conceito já foi apresentado no Salão de São Paulo e agora, após o lançamento estrondoso do Fiat Pulse, começa a ganhar formas finais. O cronograma oficial previa o lançamento do Projeto 376 - ou Progetto 376, em italiano - chegaria oito meses depois do Projeto 363 (Pulse). Analistas do mercado cravam que o carro será revelado ainda no primeiro semestre de 2022, mas com lançamento no segundo semestre.
O SUV cupê da Fiat ainda não tem nome. É possível que a marca italiana adote a mesma estratégia usada no lançamento do Pulse, que ganhou o nome numa disputa pela internet com os nomes Domo e Tuo. O Projeto 376 será o segundo veículo da nova plataforma MLA (Modular Architecture). Porém, o carro será maior que o Pulse e deve ter o porte do Fiat Cronos (4,36 m de comprimento e 1,72 m de largura). O entre-eixos, porém, deve ser maior do que o do Cronos ( 2,52 m).
O SUV cupê da Fiat será fabricado em Betim (MG) e será concorrente direto do Volkswagen Taos e do Toyota Corolla Cross. Sua carroceria cupê, entretanto, permitirá à Fiat apostar numa proposta que une sofisticação e esportividade. Também tem a vantagem de não brigar diretamente com o Jeep Compass (uma das joias da Stellantis no Brasil).
Já estão surgindo as primeiras projeções do Projeto 376. O designer Kleber Silva apresentou a sua proposta para o Guia do Carro. A frente do Projeto 376 terá a mesma linguagem visual do Fiat Pulse, mas Kleber Silva acrescentou elementos que aparecem nas versões topo de linha da Fiat Toro. A ligação entre o SUV e a picape é interessante para a Fiat, pois a Toro é um estrondoso sucesso comercial (e técnico).
Faróis, para-choques, capô e lanternas devem ser identidade própria, pois a Fiat não quer que o Projeto 376 seja confundido com um Pulse cupê. Isso porque o SUV cupê estará numa categoria superior, de carro médio (C-SUV), e será mais caro. O motor, por exemplo, será o mesmo 1.3 turbo flex da Fiat Toro, que tem 185 cv de potência e 270 Nm de torque. O câmbio deve ser o AT de 6 marchas. Mas há quem aposte no CVT de 7 marchas do Pulse.
Protótipos vistos em testes usavam rodas de 17” com pneus 205/65 R17. As rodas devem ter cinco furos. Os freios serão a disco na dianteira e na traseira. A suspensão traseira ainda é desconhecida - o Corolla Cross usa eixo de torção e o Taos usa multilink, independente. No caso do SUV cupê da Fiat, apostamos numa solução mais ousada, com suspensão traseira independente, pois a engenharia da Stellantis tem a experiência dos Jeeps Renegade e Compass, além da própria Fiat Toro.
Segundo o site Autos Segredos, “durante a apresentação do motor T270, um executivo da Stellantis responsável pelo motor, afirmou que ele pode ter potência e torque menores, a depender do uso”. A exemplo do que ocorreu com o Pulse, a Fiat deve surpreender com uma ou duas versões mais baratas do que seus concorrentes diretos.
O Toyota Corolla Cross parte de R$ 150.290 (versão XR 2.0). O Volkswagen Taos custa no mínimo R$ 166.190 (versão Comfortline 1.4 turbo). Podemos esperar o Fiat Projeto 376 de entrada na faixa de R$ 140 mil para a versão de entrada - ou até menos, se houver uma versão com o motor 1.0 turbo de 130 cv. Afinal, o Fiat Pulse Impetus, topo de linha, com todos os equipamentos, custa menos de R$ 120 mil.