SUV de luxo: Rover Rover Velar R-Dynamic HSE V6 3.0
O Velar parece uma nave espacial. É seguramente um dos carros mais impressionantes do mercado
A versão R-Dynamic HSE é a topo de linha. Não foi a novidade da linha 2019 (2.0 de 300 cv no lugar do de 250), mas sim a que continua proporcionando o melhor desempenho, pois utiliza um motor V6 3.0 de 380 cv de potência.
O Velar começou a ser produzido na Inglaterra em 2017, mas tudo no carro ainda pode ser considerado novidade. O maior SUV da grife de super-luxo da Land Rover usa a mesma plataforma do Jaguar F-Pace. Ela chama atenção pelo porte e pelas linhas muito limpas, tanto por fora quanto por dentro, onde se mostra mais inovador.
O que nós gostamos
A primeira impressão é inesquecível. Você entra no carro e tem a sensação de estar numa nave espacial futurista, sem nenhum comando. A única informação disponível é o nome “R-Design” (enorme) no local em que deveria estar o quadro de instrumentos.
Ao ligar o motor, a tela multimídia se movimenta e no centro do painel, o quadro de instrumentos ganha vida e o console central se transforma numa enorme tela tátil de 12,3”para controle de várias funções.
Apesar da quantidade e complexidade dos instrumentos, tudo é muito intuitivo e não parece que você está dentro de um carro, de tão delicados que são os toques.
Os bancos traseiros podem ser aquecidos e os passageiros dispõem de três tomadas de energia.
Para quem procura conforto e status, o Velar é um ótimo carro. Ele é muito grande, tem a traseira esticada, e chama muita atenção, especialmente de frente e de lado.
Os comandos do piloto automático adaptativo (no volante) são muito fáceis de usar. Também gostamos da suavidade nas trocas dos modos de condução. O quadro de instrumentos fica verde no modo Eco, cinza no Conforto e vermelho no Dinâmico. Neste último dá para mudar os parâmetros do motor, câmbio, volante e suspensão.
O Park Assist é um show à parte, sem contar a enorme lista de equipamentos de luxo e conveniência, que devorou nossas estrelas.
O que pode melhorar
O carro é pesado e, claro, não tem a leveza dos SUVs premium alemães, o que torna sua dirigibilidade um pouco decepcionante.
O volante de dois tons só deve agradar os sheiks árabes.
No modo Dinâmico, o ajuste da suspensão deixa o carro bem mais agradável para dirigir, porém o consumo fica altíssimo.
Os números
- Preço: R$ 490.000
- Motor: 3.0 V6 a gasolina
- Potência: 380 cv a 6.500 rpm
- Torque náximo: 450 Nm a 3.500 rpm
- Câmbio: 8 marchas AT
- Comprimento: 4,803 m
- Largura: 1,930 m
- Altura: 1,665 m
- Entre-eixos: 2,874 m
- Peso: 1.884 kg
- Pneus: 265/40 R22
- Porta-malas: 673 litros
- Tanque: 63 litros
- 0-100 km/h: 5s7
- Velocidade máxima: 250 km/h
- Consumo cidade: 6,8 km/l
- Consumo estrada: 9,0 km/l
- Emissão de CO2: 181 g/km