SUV econômico: veja os 5 campeões de consumo na cidade
Quais são os 5 SUVs mais econômicos na cidade? Selecionamos os campeões e a lista tem um híbrido, um chinês, um manual e dois da Chevrolet
O consumo urbano é uma das maiores preocupações na hora de escolher um carro novo, sobretudo em tempos em que o preço dos combustíveis chega a quase R$ 6 por litro. Uma das categorias mais em alta atualmente é a de SUVs, que apesar do apelo fora-de-estrada, tem conquistado cada vez mais consumidores nas cidades. Mas quais são os SUVs mais econômicos do Brasil em circuito urbano?
Para tirar essa dúvida, separamos os cinco SUVs mais econômicos na cidade à venda no país, de acordo com a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Assim como fizemos nas demais pesquisas, utilizamos como referência os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. Para a nossa lista, foram considerados modelos com opções de câmbio manual ou automático, além de motores a gasolina, flex e/ou híbridos.
5º lugar - JAC T40 Plus 1.5 manual
Abrindo a lista, o JAC T40 Plus é o quinto SUV mais econômico na cidade. Importado da China, o SUV é equipado com um motor 1.5 flex de 138 cv e 168 Nm, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Na cidade, o JAC consome 8,1 km/l com etanol, enquanto com gasolina o consumo é de 11,9 km/l, segundo o Inmetro. A média é de 10 km/l, pouquíssimo a menos do que o Chevrolet Tracker automático. O JAC T40 Plus 1.5 flex custa R$ 95.990 na versão Pack2.
4º lugar - Chevrolet Tracker 1.0 Turbo automático
O quarto lugar da lista fica com o Chevrolet Tracker automático. Os índices são da configuração LT equipada com motor 1.0 turbo de 116 cv e 164 Nm de torque e câmbio automático de seis marchas, que custa R$ 106.890. Na cidade, o modelo consome 8,2 km/l com etanol e 11,9 km/l na estrada, com média de 10,05 km/l, pouquíssimo acima do JAC T40. Para quem quiser um Chevrolet Tracker mais econômico, há também a opção com câmbio manual, que também está em nosso ranking.
3º lugar - Volkswagen T-Cross 1.0 TSI manual
O terceiro lugar do pódio vai para o Volkswagen T-Cross. Os números são referentes à versão de entrada 200 TSI equipada com o motor 1.0 TSI de 128 cv e 200 Nm e com câmbio manual de seis marchas, que custa R$ 104.190. De acordo com o Inmetro, o T-Cross faz 8,5 km/l com etanol e 12,2 km/l com gasolina em circuito urbano. Uma média de 10,35 km/l.
2º lugar - Chevrolet Tracker 1.0 Turbo manual
O vice-campeão de consumo na cidade é o Chevrolet Tracker, que emplacou duas versões em nosso ranking. Os números são referentes à configuração de entrada equipada com motor 1.0 turbo de 116 cv e 164 Nm de torque e câmbio manual de seis marchas, que custa R$ 97.550. Na cidade, os números são melhores do que a versão automática. O Tracker manual consome 9 km/l com etanol e 13 km/l na estrada, com média de 11 km/l.
1º lugar - Toyota Corolla Cross híbrido
O SUV mais econômico do Brasil é o Toyota Corolla Cross híbrido, que custa a partir de R$ 177.290 na versão XRV Hybrid. O SUV conta na versão híbrida com um motor 1.8 de 101 cv e 142 Nm, que funciona em conjunto com um motor elétrico de 72 cv. A potência combinada é de 122 cv, e o câmbio é automático do tipo CVT. De acordo com o Inmetro, o consumo do SUV da Toyota na cidade é de 11,8 km/l com etanol e de ótimos 17 km/l com gasolina, uma média de 14,4 km/l.
Pos. | SUV |
Etanol Cidade |
Etanol Cidade |
Média Cidade |
1º |
Toyota Corolla Cross Hybrid |
11,8 km/l | 17,0 km/l | 14,4 km/l |
2º |
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo MT |
9,0 km/l | 13,0 km/l | 11,0 km/l |
3º |
Volkswagen T-Cross 1.0 TSI MT |
9,7 km/l | 12,2 km/l | 10,4 km/l |
4º |
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT |
8,2 km/l | 11,9 km/l | 10,1 km/l |
5º |
JAC T40 Plus 1.5 Flex MT |
8,1 km/l | 11,9 km/l | 10,0 km/l |