SUV raiz: Jeep Compass Trailhawk 2.0 Diesel
A versão Trailhawk só é vendida com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e tração 4x4
Procurando um SUIV raiz? O Jeep Compass Trailhawk é o melhor da linha em sua capacidade off road. Não houve mudanças na linha 2020, quando o Compass atingiu 150 mil unidades vendidas no Brasil.
O Compass Trailkawk ganhou rodas aro 19, sistema de estacionamento semi-autônomo, partida remota pela chave e teto pintado na cor preta desde a linha 2019.
A lista de opcionais também mudou. O pacote Hight Tech passa a ser oferecido pela metade do preço que custava antes. Ele traz piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de manutenção em faixa, bancos dianteiros elétricos, som premium Beats e porta-malas com tampa motorizada.
O que nós gostamos
O Compass Trailhawk é o SUV mais legítimo da linha. Além da tração 4x4, ele dispõe de seletor de terreno, suspensão independente nas quatro rodas e pneus de uso misto.
Uma das vantagens do Compass é ter tração integral completa (4WD e não AWD), não apenas com reduzida (botão 4WD Low), mas também com bloqueio do diferencial (4WD Lock, que distribui 50% da tração para cada eixo).
A posição de dirigir é elevada, porém confortável. A carroceria inclina nas curvas, mas não chega a assustar.
O câmbio automático de nove marchas é um dos pontos altos do carro, pois garante ótimo desempenho do motor em todas as faixas de rotação.
Topo de linha, o Compass Trailhawk é o mais equipado. Sua multimídia é completa e intuitiva, os bancos são de couro, o volante tem ótima empunhadura e o interior é espaçoso.
O comportamento do carro na estrada é bom (só os pneus de uso misto prejudicam um pouco o conforto e a estabilidade), mas em terrenos ruins ou off road ele mostra todo o seu valor.
O acabamento soft touch do painel e das portas é de série em toda a linha. A tela multimídia tem 8,4”, com ar-condicionado digital e piloto automático adaptativo com quatro níveis de distância para o carro da frente.
O quadro de instrumentos tem dois canhões com ponteiros (para velocímetro e conta-giros) e computador de bordo de 7” colorido com oito telas na versão Trailhawk.
Em segurança, o Compass a diesel vem com sete airbags, assistente de ponto cego inclusive nas manobras de estacionamento, farol alto/baixo automático (por meio de uma câmera instalada acima do retrovisor), sistema de freios anticolisão (se o motorista não frear, o carro faz isso sozinho em caso extremo) e controle anticapotamento.
O que pode melhorar
O carro é um pouco lento nas retomadas de velocidade, apesar dos incríveis 350 Nm de torque. Culpa do câmbio, que é meio preguiçoso quando se quer andar rápido, mesmo no modo manual.
Precisa mesmo daquela tarja preta sobre o capô? Bem, pelo menos agora o teto também é preto.
O Compass mais caro é o que tem as rodas mais feias. Tradição, ok, mas um novo visual seria de bom tom.
Esta versão comporta apenas 388 litros no porta-malas, ao contrário dos 410 do restante da linha.
Os números
- Ano: 2020
- Preço: R$ 181.990
- Motor: 2.0 turbo diesel
- Potência máxima: 170 cv a 3.750 rpm
- Torque máximo: 350 Nm a 1.750 rpm
- Câmbio: 9 marchas AT
- Comprimento: 4,416 m
- Largura: 1,819 m
- Altura: 1,654 m
- Entre-eixos: 2,636 m
- Vão livre do solo: 228 mm
- Peso: 1.751 kg
- Pneus: 225/60 R17 (off-road)
- Porta-malas: 388 litros
- Tanque: 60 litros
- 0-100 km/h: 10s0
- Velocidade máxima: 194 km/h
- Consumo cidade: 9,4 km/l
- Consumo estrada: 11,5 km/l
- Emissão de CO2: 195 g/km