SUVs: Renault Duster ultrapassa Volkswagen T-Cross em abril
Reviravolta no mercado tira antigos líderes das posições de conforto. Tracker e Duster são os SUVs mais vendidos no varejo; Gol supera Kwid
Com baixos volumes de vendas, o mercado brasileiro de carros teve uma reviravolta em abril. Segundo os números de licenciamentos divulgados hoje pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os novos Chevrolet Tracker e Renault Duster acabaram se destacando entre os SUVs, que continua sendo uma categoria com crescimento em participação de mercado. O Tracker superou os Jeep Renegade e Compass, enquanto o Duster jogou o Volkswagen T-Cross para quinto lugar.
Mais do que isso, o Chevrolet Tracker e o Renault Duster foram os SUVs mais vendidos no varejo em abril. O primeiro, com 959 emplacamentos; o segundo, com 479. No acumulado, porém, o Renegade ainda é o líder da categoria. Enquanto o Tracker soma 5,6 mil vendas no ano, o Renegade já passou de 15 mil. Confira o ranking atualizado.
P. | Carro | Abril | Ano |
---|---|---|---|
1 | Chevrolet Tracker | 1.395 | 5.596 |
2 | Jeep Renegade | 1.155 | 15.325 |
3 | Jeep Compass | 1.095 | 13.150 |
4 | Renault Duster | 1.015 | 3.903 |
5 | Volkswagen T-Cross | 998 | 14.126 |
O levantamento da Fenabrave aponta mudanças também em outras categorias. Entre os carros de entrada, o Volkswagen Gol ultrapassou o Renault Kwid na soma dos primeiros meses do ano: 19.303 para o Gol e 18.283 para o Kwid. Na categoria de sedãs compactos, o Ford Ka Sedan abriu cerca de 3,5 mil carros de distância do Hyundai HB20 (10.751 contra 7.207). Se abre entre os sedãs, a Ford perde entre os esportivos. A liderança é do Porsche 911, que soma 312 vendas, contra 137 do Ford Mustang.
Nas vendas diretas de abril, o Hyundai HB20 terminou em primeiro lugar, com 1.544 licenciamentos, seguido do Chevrolet Onix (1.174) e do Ford Ka (1.054). Segundo a Fenabrave, o Brasil já deixou de vender 217,4 mil carros em 2020. O total de 583,9 mil veículos leves é 27,1% menor do que o número registrado nos primeiros quatro meses de 2019. Em relação a abril do ano passado, o recuo foi muito pior: 76,8%, com apenas 51.362 automóveis de passeio e comerciais leves licenciados.