Teste: Chevrolet Onix Joy 1.0 é simpático, mas ultrapassado
A versão de entrada do carro mais vendido do Brasil é um hatch simpático, porém ainda mantém a plataforma anterior do Onix, de 2012
Apesar de manter o design da geração lançada em 2012, a linha 2020 do Onix Joy ganhou novos equipamentos de série e retoques no visual. Capô, grade, faróis, lanternas e para-choques são as novidades do design externo. Desde a linha 2019, o modelo oferece faróis com máscara negra, lanternas com lentes escurecidas, adesivo preto fosco na coluna das portas e novas calotas (as mesmas utilizadas no Onix LT até a linha 2018). as rodas são de aço, aro 14.
Por dentro, já na linha 2019 o Onix Joy ganhou cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os ocupantes, além de bancos com nova padronagem de revestimento. Na linha 2020, o carro recebeu acabamento exclusivo no painel central. Itens como ar-condicionado, direção elétrica, câmbio de seis marchas, travas e vidros elétricos são de série.
Item | Conceito |
Notas (1 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | básico | 1 |
Consumo | muito bom | 4 |
Segurança | bom | 3 |
Conectividade | ruim | 0 |
Conforto | médio | 2 |
Pacote de Série | básico | 1 |
Usabilidade | básico | 1 |
Veredicto | médio | 1.7 |
O Onix Joy vem com preparação para instalação de rádio, incluindo alto-falantes dianteiros, antena no teto e fiação para acessórios. Na concessionária, é possível equipá-lo com o acessório Smart Media Joy, que oferece espelhamento para smartphones, TV digital e preparação para câmera de ré. A versão Black é mais cara e custa R$ 48.390. Com a mudança de geração, o Onix Joy passou a usar o visual introduzido no facelift do Onix em 2016.
O que nós gostamos
O câmbio manual de seis marchas tem engates leves e precisos, contribuindo para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído em viagens rodoviárias. A direção elétrica é bem calibrada. Além de transmitir vibrações mínimas ao volante, é bastante leve em baixas rotações e firme o suficiente em altas velocidades. A suspensão é rígida e permite bom comportamento nas curvas.
O Onix Joy também traz travas elétricas das portas, do porta-malas e do bocal do tanque, acionados por chave remota que sobe e desce os vidros.
O que pode melhorar
Na verdade, tudo que poderia melhorar no Onix virá com a nova geração, que já foi apresentada, mas estreia somente em novembro. A versão Joy continua como era o antigo Onix.
Apesar de ser suficiente para rodar na cidade, o motor 1.0 de quatro cilindros não é muito moderno e ainda conta com tanquinho de partida a frio. Esta versão também não oferece volante com regulagens e ajuste de altura do banco do motorista. O painel de instrumentos não conta com computador de bordo. Finalmente, o porta-malas possui acabamento muito simples, com lataria aparente na base de acesso e nas laterais. Além disso, o compartimento não oferece iluminação.
Os números
- Preço: R$ 47.690
- Motor: 1.0 flex
- Potência máxima: 80 cv (e)
- Torque máximo: 96 Nm (e)
- Câmbio: 6 marchas MT
- Comprimento: 3,930 m
- Largura: 1,705 m
- Altura: 1,474 m
- Entre-eixos: 2,528 m
- Peso: 1.011 kg
- Pneus: 185/70 R14
- Porta-malas: 289 litros
- Tanque: 54 litros
- 0-100 km/h: 13s4
- Velocidade máxima: 167 km/h
- Consumo cidade: 12,8 km/l
- Consumo estrada: 15,2 km/l
- Emissão de CO²: 96 g/km
- Modelo avaliado: 2019