Teste: Chevrolet Tracker LT é turbo, mas peca no consumo
Com visual simples na versão de entrada e pouco espaço no porta-malas, o Chevrolet Tracker tem baixa participação no mercado de SUVs
O Chevrolet Tracker 2019 está disponível nas versões LT, Premier e Midnight. A configuração LT é a mais acessível da linha e, assim como as demais versões, é vendida sempre com câmbio automático de seis velocidades. O motor 1.4 turbo de 153 cv é o mesmo que equipa o Chevrolet Cruze, o que garante ao Tracker bom desempenho e agilidade no trânsito, visto que o torque máximo de 240 Nm é atingido em baixas rotações (2000 rpm).
O problema é que mesmo utilizando sistema start-stop, que liga e desliga o motor automaticamente em paradas com o veículo, o consumo do Chevrolet Tracker ainda é ruim. Segundo o Inmetro, o modelo tem nota C na comparação absoluta geral e D relativa à categoria. O SUV não oferece aletas para trocas de marcha atrás do volante. Como alternativa, as mudanças podem ser realizadas somente através de um botão que fica posicionado na lateral da alavanca de câmbio, o que não é muito ergonômico.
Em compensação, o Tracker é um carro bastante confortável. A direção elétrica e o conjunto de suspensões são bem calibrados e proporcionam boa estabilidade em altas velocidades. Além disso, a transmissão automática de seis marchas tem trocas rápidas e suaves. Um grande alvo de críticas do Chevrolet Tracker é a capacidade do porta-malas, que comporta apenas 306 litros, número bem pequeno para um SUV compacto. A mérito de comparação, o hatch compacto Renault Sandero acomoda 320 litros e o rival Honda HR-V, 437 litros.
Na Linha 2019, a versão LT do Chevrolet Tracker também passou a contar com controles eletrônicos de tração e estabilidade como equipamento padrão. De série, o carro ainda traz itens como faróis de neblina, rodas de alumínio aro 16, assistente de partida em aclive, piloto automático com controles no volante, regulagem de intensidade da iluminação do painel de instrumentos e sistema multimídia MyLink de 7’’ compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
O que é novo
- Controles eletrônicos de tração e estabilidade na versão LT.
O que nós gostamos
- Desempenho.
- Câmbio automático.
- Ajustes da direção elétrica.
- Conforto das suspensões.
- Central multimídia MyLink de 7’’.
O que pode melhorar
- Consumo.
- Capacidade do porta-malas.
- Faltam aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais.
- Ar-condicionado não é digital.
-
O design já pede uma atualização.
Os números
- Motor: 1.4 flex
- Potência máxima: 153 cv (e)
- Torque máximo: 240 Nm a 2.000 rpm (e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,258 m
- Largura: 1,776 m
- Altura: 1,678 m
- Entre-eixos: 2,555 m
- Peso: 1.372 kg
- Pneus: 205/70 R16
- Porta-malas: 306 litros
- Tanque: 53 litros
- 0-100 km/h: 9s4
- Vel. máxima: 198 km/h
- Consumo cidade: 10,6 km/l (g)
- Consumo estrada: 11,7 km/l (g)
- Emissão de CO2: 121 g/km
- Modelo avaliado: 2019