Teste: Fiat Argo Trekking é um aventureiro com motor 1.3
Disponível apenas com câmbio manual de cinco marchas, o Argo Trekking é bom para usar em ruas e estradas com muitas irregularidades no piso
O Argo Trekking é uma versão aventureira do hatch fabricado em Minas Gerais, mas a Fiat prefere chamá-lo de CUV (Crossover Urban Vehicle). A verdade é que, como aventureiro ou como CUV, o Fiat Argo Treeking é boa opção para quem procura um carro compacto com suspensão elevada para enfrentar as irregulares ruas e estradas brasileiras. Disponível somente com motor Firefly 1.3 flex de 109 cavalos de potência e 128 Nm de torque, o Argo Trekking entrega uma interessante mistura de versatilidade, desempenho, economia e conforto dentro de sua categoria. E com um visual agradavelmente esportivo.
Claro que o Fiat Argo Trekking não é um carro cinco estrelas. Mas, por R$ 59.990, é uma opção que não existe, por exemplo, na linha VW Polo, para citarmos o maior concorrente do Argo. Essa versão só está disponível com câmbio manual de cinco marchas. Melhor assim, pois o câmbio GSR estragaria o carro. Dessa forma, o powertrain do Argo Trekking permite uma condução ágil e econômica na cidade e um rodar mais confortável, devido à suspensão elevada em 40 mm quando comparado com o Argo Drive 1.3. Sua distância para o solo é de bons 210 mm. Os pneus 205/60 R15 têm banda de rodagem para uso misto e são exclusivos da versão Trekking.
É elogiável o trabalho que a engenharia da FCS fez na suspensão do Argo Trekking. A direção elétrica também ficou muito bem ajustada, de forma que o motorista não sente uma “manteiga” na mão, mas ela é bastante leve e precisa. Os engates de marchas também ficaram facilitados por um câmbio amigável e um pedal de embreagem leve. O curso do acelerador também ficou adequado para uma condução eficiente e ágil na cidade, sem necessidade de afundar o pé no pedal. Com todas essas características, ele fica até mais agradável de dirigir em pisos um pouco irregulares do que no asfalto liso.
Quanto ao estilo, esse é um forte da Fiat. Assim como outros carros, o Argo Trekking tem um design chamativo sem ser escandaloso. Os adereços de aventura estão aplicados na dose certa, tanto na carroceria quanto no interior. O teto, por exemplo, é bicolor. Ele também traz barras no teto, que tem as mesmas cores do aerofólio e dos retrovisores. Nas laterais e na traseira, a marca “Trekking” remete à terra. O visual exclusivo do Argo Trekking também permite que o dono e sinta um pouco diferente da multidão, já que os carros atualmente estão muito parecidos.
Tecnicamente, o Fiat Argo Trekking é uma compra segura. Como negócio, ele tende a se manter valorizado, pois este é um tipo de carro que vai crescer no mercado. Na cor vermelha com teto preto, como nas fotos, é preciso acrescentar R$ 800 (na cor branco com teto preto também). A metálica cinza com preto sai por R$ 2.000 e a perolizada prata com preto custa R$ 2.300. Só o carro totalmente preto não tem custo extra. Quanto aos opcionais, são apenas dois: rodas de liga leve (R$ 1.650) e câmera de ré (R$ 800). O Fiat Argo Trekking é um concorrente de peso para o Hyundai HB20X e para o Chevrolet Onix Activ.
O que é novo
- Volante com logotipo Fiat escurecido.
- Adesivo preto no capô, faróis com design em LED, nova moldura da caixa de rodas e do para-choque traseiro na parte inferior, além do logotipo Fiat em cromo escurecido na traseira.
- Ponteira de escapamento trapezoidal com cor exclusiva e calotas escurecidas para as rodas de aço aro 15.
O que nós gostamos
- Elevação e ajuste da suspensão.
- Pneus de uso misto.
- Design externo e interno.
- Posição de dirigir e instrumentos.
- Central multimídia amigável, com Android Auto, Apple CarPlay e navegador por GPS, além de botões redundantes no painel e atrás do volante.
O que pode melhorar
- A lista de itens de série é pobre.
- A parte superior do encosto dos bancos da frente fica muito distante do alto das costas do motorista e do passageiro.
- Essa versão merecia rodas de liga leve de série.
- Uma cor laranja, verde ou azul também cairia bem para o Argo Trekking.
- Por que a Fiat nunca mais colocou bússola e inclinômetro em seus carros aventureiros?
Os números
- Preço: R$ 59.990
- Motor: 1.3 flex
- Potência máxima: 109 cv a 6.250 rpm (e)
- Torque máximo: 128 Nm a 3.500 rpm (e)
- Câmbio: 5 marchas MT
- Comprimento: 3,998 m
- Largura: 1,724 m
- Altura: 1,568 m
- Entre-eixos: 2,521 m
- Vão livre do solo: 187 mm
- Peso: 1.130 kg
- Pneus: 205/60 R15
- Porta-malas: 300 litros
- Tanque: 48 litros
- 0-100 km/h: 10s8
- Velocidade máxima: 173 km/h
- Consumo cidade: 12,1 km/l (g)
- Consumo estrada: 13,5 km/l (g)
- Emissão de CO2: 98 g/km
- Modelo avaliado: 2019