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Teste: Ford Ka FreeStyle 1.0 é uma opção urbana robusta

Com o mesmo nível de equipamentos da versão 1.5 automática, o Ka FreStyle 1.0 tem câmbio manual e atributos off road para as ruas da cidade

24 set 2019 - 16h40
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O Ford Ka FreeStyle tem motor 1.0 de três cilindros e custa R$ 56.690.
O Ford Ka FreeStyle tem motor 1.0 de três cilindros e custa R$ 56.690.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Visualmente, o Ford Ka FreeStyle 1.0 em nada se diferencia do Ka FreeStyle 1.5 automático. A diferença está mesmo no motor e no câmbio. Aliás, é uma grande diferença. São 85 cv contra 136 (incríveis 51 cavalos a menos) e um câmbio manual de cinco marchas contra um automático de seis. A diferença de preço também é grande: quase R$ 12.000. Portanto, o Ka FreeStyle 1.0 deve ser analisado por quem pensa num Ka 1.0 SE (R$ 46.290) ou SE Plus (R$ 49.790). Nesse caso, compensa pagar mais pela versão FreeStyle.

Em relação às outras versões, a FreeStyle oferece vários atributos off road. Para quem usa o carro em estradas ruins ou em ruas muito irregulares, é um bom negócio. O Ka FreeStyle é mais robusto, pois teve a barra estabilizadora e o eixo traseiro reforçados. A bitola (distância entre as rodas) também aumentou 3 cm. Os amortecedores e as molas foram recalibrados devido ao aumento do vão livre do solo (que é de 188 mm, mais do que alguns SUVs legítimos). Os coxins do motor receberam amortecimento hidráulico para melhorar o desempenho em terrenos ruins. Além de tudo isso, os pneus são maiores, medida 185/60, com bonitas rodas aro 15 pintadas de cinza.

O Ford Ka FreeStyle 1.0 é um hatch compacto 3 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
O Ford Ka FreeStyle 1.0 é um hatch compacto 3 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
Foto: Guia do Carro

Praticamente não há vibrações perceptíveis no motor de três cilindros. Ele é econômico e ecológico, além de ser mais potente do que outros 1.0 tricilíndricos aspirados. Porém, seus 85 cv não garantem bom desempenho em velocidade, pois a relação peso/potência é bem alta (12,7 kg/cv). O torque também não é dos mais altos, mas na cidade o carro não decepciona. Mérito da nova transmissão manual MX65, que proporciona engates fáceis e precisos. Ruim é quando se tenta conseguir maior desempenho na estrada -- nesse caso, o motor 1.5 é realmente mais indicado. 

O Ka FreeStyle é bem equipado em termos de eletrônica. Ele tem controles de estabilidade e tração, assistente de partida em subida e direção elétrica. Como itens de praticidade podemos considerar os faróis de neblina, as molduras nos para-malas, as soleiras nas portas e o rack de teto com capacidade para 50. Em caso de rolagem excessiva da carroceria, o carro aciona eletronicamente o sistema anticapotamento, que atua nos freios.

O interior é muito bem resolvido, com bancos parcialmente de couro.
O interior é muito bem resolvido, com bancos parcialmente de couro.
Foto: Divulgação

Por dentro, o Ford Ka FreeStyle é bastante digno. Tem painel marrom escuro e bancos parcialmente em couro, com pegada muito boa. No centro, a tela de 7 polegadas é bastante intuitiva e facilita a conectividade por meio da central multimídia Sync 2.5, que traz Android Auto e Apple CarPlay. Sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, travas, vidros e espelhos elétricos completam o pacote de série. Honesto e bonito, o Ford Ka FreeStyle também se diferencia das outras versões pela grade dianteira cinza do tipo colmeia, pelos faróis com máscara negra, pelo aplique em prata na parte inferior dos para-choques e pela moldura em preto fosco no contorno da carroceria.

Visualmente, o Ka FreeStyle 1.0 é exatamente igual ao 1.5 automático.
Visualmente, o Ka FreeStyle 1.0 é exatamente igual ao 1.5 automático.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O que é novo

  • O kit visual aventureiro.
  • Suspensão reforçada e carroceria elevada.
  • Câmbio manual MX65.
  • Interior parcialmente revestido de couro.

O que nós gostamos

  • Lista de equipamentos de série.
  • Rápida resposta ao acelerador, apesar da pouca potência.
  • Câmbio com trocas extremamente leves e precisas.
  • Airbags laterais, controle de estabilidade e 
  • Posição de dirigir.
  • Vão livre do solo.
  • Pouca vibração e pouco ruído do motor de três cilindros.

O que pode melhorar

  • A central multimídia Sync 2.5 não oferece tanto quanto a Sync 3.0.
  • Ausência de turbocompressor, que melhoraria a potência e o consumo e reduziria a enorme diferença para o Ka FreeStyle 1.5.
Visto de lado, o Ka FreeStyle se destaca pelas rodas e pelo contorno preto.
Visto de lado, o Ka FreeStyle se destaca pelas rodas e pelo contorno preto.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os números

  • Preço: R$ 56.690 
  • Motor: 1.0 flex
  • Potência máxima: 85 cv a 6.500 rpm (e)
  • Torque máximo: 105 Nm a 3.500 rpm (e)
  • Câmbio: 5 marchas MT
  • Comprimento: 3,954 m
  • Largura: 1,695 m
  • Altura:  1,564 m
  • Entre-eixos: 2,491 m
  • Peso: 1.081 kg
  • Pneus: 185/60 R15
  • Porta-malas: 257 litros
  • Tanque: 51 litros
  • 0-100 km/h: 15s1
  • Vel. máxima: 160 km/h
  • Consumo cidade: 13,4 km/l (g)
  • Consumo estrada: 15,5 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 92 g/km
  • Modelo avaliado: 2020
Guia do Carro
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