Teste: Ford Ka SE Plus 1.0 vale pelo câmbio e conectividade
Com um novo câmbio manual de cinco marchas e central multimídia Sync 3, a versão 1.0 mais equipada cumpre sua função urbana
Desde a linha 2019 o Ford Ka traz mudanças estéticas e novidades mecânicas, mas seu principal destaque continua sendo o custo-benefício. A versão SE 1.0, é uma das mais acessíveis da linha. Por fora, para-choques, calotas, faróis e lanternas foram redesenhados. Por dentro, o rádio ganhou botões giratórios para volume e sintonia e a padronagem dos bancos é nova.
As mudanças de mecânica e carroceria foram maiores: o Ka ganhou um novo revestimento acústico, teve a estrutura da cabine reforçada, a direção e a suspensão foram recalibradas. Até o câmbio manual de cinco marchas é novo. Em relação à versão mais barata, o Ka SE Plus 1.0 acrescenta a ótima central multimídia Sync 3, retrovisores e vidros traseiros elétricos, rodas de 15”, farol de neblina e sensor de estacionamento traseiro.
A lista de equipamentos de série inclui ainda direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, isofix e rádio com conexão bluetooth. O suporte para smartphones My Ford Dock (disponível desde a chegada dessa geração) continua posicionado acima do rádio. Ele é fácil de usar e fica próximo da porta USB, que tem potência para carregar o celular
O motor 1.0 de 85 cv tem duplo comando variável de válvulas e responde bem ao acelerador. Assim, o carro é ágil na cidade devido ao torque em baixas rotações, que compensa a pouca potência. O novo câmbio tem trocas extremamente leves e precisas. Ou seja: estamos falando de um compacto que cumpre sua função urbana.
Item | Conceito |
Notas (0 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | Básico | 1.5 |
Consumo | Muito bom | 4 |
Segurança | Bom | 3 |
Conectividade | Bom | 3 |
Conforto | Médio | 2 |
Pacote de Série | Básico | 1.5 |
Usabilidade | Bom | 3 |
Veredicto | Bom | 2.6 |
A suspensão mais firme melhorou a dirigibilidade do Ka em velocidades altas, pois a direção ficou mais precisa. E, apesar de ter ficado mais rígida, a suspensão agrada pelo conforto. O Ka 1.0 chega a surpreender por ser bastante silencioso no rodar -- o leve ronco do motor de três cilindros não incomoda.
O Ford Ka é um dos líderes do mercado brasileiro e disputa diretamente com o Hyundai HB20 a segunda posição no ranking de vendas. Isso também faz com que o carro tenha um ótimo mercado de revenda.
O que pode melhorar
O ajuste da direção deixou o carro mais estável na estrada, porém nas manobras ele ficou mais pesado e lembra uma direção hidráulica, mesmo sendo elétrica. Também observamos que a linha Ka tem muitas versões com nomes parecidos e isso confunde o comprador. A Ford poderia repensar essa estratégia.
Os números
- Preço: R$ 50.540
- Motor: 1.0 flex
- Potência: 85 cv a 6.500 rpm (e)
- Torque: 103 Nm a 3.500 rpm (e)
- Câmbio: 5 marchas MT
- Comprimento: 3,941 m
- Largura: 1,774 m
- Altura: 1,525 m
- Entre-eixos: 2,490 m
- Peso: 1.037 kg
- Pneus: 175/65 R14
- Porta-malas: 257 litros
- Tanque: 52 litros
- 0-100 km/h: 14s8
- Velocidade máxima: 166 km/h
- Consumo cidade: 13,4 km/l (g)
- Consumo estrada: 15,5 km/l (g)
- Emissão de CO2: 92 g/km