Teste: Ford Ranger Limited 3.2 parece carro de luxo
A versão topo de linha, com motor a diesel, tração 4x4 e câmbio automático, tem o conforto de um automóvel de luxo e muita versatilidade
A Ranger 2020 ganhou mais tecnologia e uma nova suspensão dianteira ao passar por seu segundo facelift. Com alto nível de segurança, conforto, dirigibilidade e conectividade, além de elogiável capacidade off road, a Ranger Limited, topo de linha, é quase um automóvel de luxo.
A linha 2020 da picape Ford Ranger teve um redesenho e ajustes na suspensão dianteira. O veículo rodou por mais de 1,7 milhão de quilômetros em testes, passando por situações extremas de temperatura, umidade e altitude. Com a nova suspensão dianteira, a pressão recomendada para os pneus da Ford Ranger caiu de 35 para 30 PSI.
Todo o desenho da frente foi modificado na Ranger 2020. Os faróis principais, os faróis de neblina e o para-choque foram redesenhados. Na versão Limited, a picape ganhou farol baixo de xenônio com luzes diurnas de LED. A luminosidade melhorou 25%, segundo a Ford.
A tampa traseira ganhou uma barra de torção na porta da caçamba, que agora 70% a menos de força para abrir ou fechar, além de travamento elétrico. No total, 600 itens foram modificados na Ranger 2020. As rodas de liga leve aro 18 também são novas na Ranger 2020 Limited, com desenho exclusivo.
No interior, a Ranger 2020 trouxe um novo console. O acabamento foi padronizado em preto, para dar mais contraste com as aplicações de plásticos cinza e de pequenos elementos cromados. Um novo botão de partida Ford Power e chave com sensor de presença estão entre as novidades.
iTEM | Conceito |
Notas (1 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | médio | 2 |
Consumo | médio | 2 |
Segurança | muito bom | 4 |
Conectividade | muito bom | 4 |
Conforto | ótimo | 5 |
Pacote de Série | bom | 3.5 |
Usabilidade | ótimo | 5 |
Veredicto | muito bom | 3.6 |
Como novos equipamentos, a picape Ford Ranger 2020 oferece reconhecimento de sinais de trânsito, monitoramento individual de pressão dos pneus e frenagem autônoma de emergência, para o caso de uma pessoa passar à frente do veículo, por exemplo.
O que nós gostamos
A nova suspensão, combinada com o Advance Trac (sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga) deixou a Ford Ranger bastante dócil ao volante. Na estrada, ela parece mais um SUV de luxo do que uma picape tradicional. O motor 3.2 a diesel de 200 cavalos que equipa a versão Limited é bastante silencioso em velocidade de cruzeiro. Ele tem cinco cilindros e turbocompressor.
O câmbio automático de seis marchas, único disponível na Ford Ranger Limited, é extremamente competente na entrega de torque e potência. Mesmo rodando em baixa rotação, basta pisar fundo no pedal do acelerador para que o motor responda bem em apenas 1 segundo.
A conectividade Sync 3, que já estava disponível na picape da Ford, foi mantida na Ranger Limited 2020 e continua sendo um dos pontos altos do veículo. O Sync talvez seja o melhor sistema disponível no mercado, pois é facílimo de usar e tem muitos recursos. Duas entradas USB e ar-condicionado de duas zonas também contam pontos a favor da Ranger Limited.
A posição de dirigir é excelente. O volante de empunhadura grossa, os bancos de couro confortáveis e anatômicos e o desenho da cabine favorecem viagens de média ou longa duração. O banco traseiro também é bastante confortável, com três encostos de cabeça e túnel central baixo.
A capacidade de transpor terrenos difíceis é outro atributo importante da versão topo de linha. A tração 4x4 ou 4x4 reduzida está disponível a um giro de botão. No circuito off road montado pela Ford em Mendoza, na Argentina, a Ranger 2020 subiu obstáculos, andou inclinada e ultrapassou piso ruim. Na água, ele suporta até 80 centímetros de imersão.
O nível de segurança passiva é alto, com sete airbags e controles eletrônicos de estabilidade e tração. A direção elétrica corrige automaticamente desvios provocados por ventos de través. A versão Limited também tem assistente de permanência em faixa.
O que pode melhorar
O interior ainda abusa de plásticos duros, mesmo na versão Limited. Isso é uma das poucas coisas que “denunciam” se tratar de uma picape e não de um SUV.
Apesar das ótimas mexidas nos facelifts de 2016 e de 2019, a atual geração da Ford Ranger já tem sete anos de estrada, pois foi lançada em 2012. A Ranger 2022 marcará a chegada de uma nova geração (a quarta) dez anos depois. A plataforma será dividida com a Volkswagen Amarok.
Os números
- Ano: 2020
- Preço: R$ 192.790
- Motor: 3.2 turbodiesel
- Potência máxima: 200 cv
- Torque máximo: 470 Nm
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 5,354 m
- Largura: 1,860 m
- Altura: 1,848 m
- Entre-eixos: 3,220 m
- Vão livre: 232 mm
- Peso: 2.261 kg
- Pneus: 265/60 R18
- Caçamba: 1.180 litros
- Capacidade de carga: 1.009 kg
- Tanque: 80 litros
- 0-100 km/h: 11s6
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Consumo cidade: 8,6 km/l
- Consumo estrada: 9,9 km/l
- Emissão de CO2: 219 g/km