Teste: Jeep Renegade Sport 1.8 decepciona no consumo
Versão de entrada do SUV possui boa lista de equipamentos de série e tem preço competitivo. O consumo ainda é o principal ponto negativo
O Jeep Renegade é um SUV de grande sucesso no Brasil, com boa aceitação pelos consumidores e ótima liquidez de mercado. O modelo tem muitas qualidades, que o sustenta como concorrente de peso para SUVs rivais como Hyundai Creta, Honda HR-V e Nissan Kicks. Além de ter visual com muita personalidade, o Renegade tem bom acabamento interno, ampla oferta de equipamentos de série e qualidade construtiva com DNA Jeep. Em algumas partes do interior há revestimento emborrachado e a ergonomia é muito boa, permitindo conforto e comodidade em viagens longas.
A posição de dirigir elevada também é bastante atraente para quem procura um SUV. O projeto da carroceria possui dimensões retangulares, com ângulos robustos e bem demarcados, que ampliam o campo de visão do motorista e facilitam as manobras, além de transmitir sensação de segurança.
Desde 2019, as versões flex do Jeep Renegade passaram a contar com novo para-choque dianteiro, cujo ângulo de ataque aumentou de 21° para 28° (o mesmo das versões a diesel). Agora, dificilmente o SUV raspa a dianteira em lombadas ou entradas de estacionamento. As suspensões são bastante competentes para trafegar nas estradas brasileiras, transmitindo baixo nível de vibrações para o interior da cabine. Os ocupantes viajam com conforto tanto em trechos urbanos quanto em rodoviários.
Os elementos utilizados no dimensionamento da plataforma são de alta resistência e todas as versões oferecem controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico. O Jeep Renegade foi o primeiro carro produzido no Brasil a alcançar cinco estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, tanto na proteção para crianças quanto para adultos.
Os problemas surgem quando o assunto é desempenho e, principalmente, consumo de combustível das versões equipadas com o motor 1.8 flex de 139 cv. O carro é pesado e o câmbio automático de seis velocidades eleva as rotações do motor frequentemente para extrair desempenho. Como resultado, o consumo de combustível é bastante alto para a categoria de SUVs compactos. Segundo dados do Inmetro, com gasolina o consumo fica na faixa dos 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, o que o deixa com nota D na comparação com a categoria e C na classificação geral.
Além disso, a capacidade do porta-malas do Jeep Renegade é considerada pequena para a categoria de SUVs compactos. O volume útil do bagageiro, que já foi atualizado duas vezes, atualmente comporta 320 litros, após a adoção de estepe de uso temporário. É a mesma capacidade de um Renault Sandero, por exemplo.
A lista de equipamentos de série do Jeep Renegade Sport 2020 inclui itens como coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, central multimídia de 5’’, câmera de ré, piloto automático com limitador de velocidade, luzes diurnas de LED (DRL), sistema de monitoramento de pressão dos pneus e rodas de liga leve aro 17’’.
O que é novo
- Alarme perimétrico.
- Pacote opcional Uconnect (ar-condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento traseiro e central multimídia de 7’’ compatível com Android Auto e Apple CarPlay).
- Para-choque dianteiro com ângulo de ataque de 28°.
- Sete fendas da grade dianteira (formato mais largo e retangular).
- Rodas de liga leve aro 17 (novo desenho).
- Refletores laterais na cor cristal (antes eram amarelados).
- Trava de abertura da tampa do porta-malas destacada (similar à do Jeep Compass).
- Console central remodelado.
- Comandos do ar-condicionado (herdados do Compass).
- Porta-objetos (pequeno) à frente da alavanca de câmbio.
O que nós gostamos
- Acabamento interno.
- Conforto.
- Porte robusto.
- Visibilidade interna.
- Sistema start-stop.
- Suspensões (independente McPherson nas quatro rodas).
- Entrada USB adicional (para os ocupantes do banco traseiro).
O que pode melhorar
- Desempenho.
- Consumo.
- Central multimídia (tela pequena e não há espelhamento de smartphones)
- Capacidade do porta-malas.
Os números
- Motor: 1.8 flex
- Potência máxima: 139 cv a 5.750 rpm (g/e)
- Torque máximo: 188 Nm a 3.750 rpm (e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 4,232 m
- Largura: 1,805 m
- Altura: 1,658 m
- Entre-eixos: 2,570 m
- Peso: 1.448 kg
- Pneus: 215/60 R17
- Porta-malas: 320 litros
- Tanque: 60 litros
- 0-100 km/h: 11s1
- Vel. máxima: 182 km/h
- Consumo cidade: 10,0 km/l (g)
- Consumo estrada: 12,0 km/l (g)
- Emissão de CO2: 124 g/km
- Modelo avaliado: 2020