Teste: Peugeot 208 Allure 1.2 tem consumo campeão
Ele continua oferecendo equipamentos exclusivos para a categoria, mas precisa de atualização nos itens de segurança e conectividade
O Peugeot 208 chegou ao Brasil em 2013, com visual moderno e ampla lista de equipamentos de série, o que o classificou como compacto premium na época. Agora, seis anos depois, o segmento de hatches compactos ficou ainda mais competitivo no mercado brasileiro. Com a chegada de novos concorrentes como Fiat Argo, Volkswagen Polo e Toyota Yaris, o Peugeot 208 foi perdendo a imagem de compacto premium, principalmente pela ausência de alguns equipamentos de segurança.
O controle eletrônico de estabilidade (ESP), por exemplo, só está disponível na versão esportiva GT 1.6 THP. Também fazem falta airbags de cortina e assistente de partida em rampa nas configurações mais caras.
Apesar disso, o Peugeot 208 ainda tem muita personalidade e alguns itens exclusivos, que o potencializa contra os rivais. Elé é o único do segmento a oferecer teto panorâmico de grande amplitude e ar-condicionado digital de duas zonas. A posição de dirigir também é outro grande diferencial do Peugeot 208. O conceito i-Cockpit, atualmente utilizado em todos os carros da marca, combina volante de raio curto em posição mais baixa e painel de instrumentos elevado, em linha com o campo de visão do motorista. A coluna de direção conta com ajustes de altura e profundidade e a central multimídia tem aparência flutuante, que facilita a leitura das informações.
ITEM | CONCEITO |
NOTA (1 A 5) |
Desempenho | médio | 2 |
Consumo | ótimo | 5 |
Segurança | bom | 3 |
Conectividade | médio | 2 |
Conforto | muito bom | 4 |
Pacote de série | bom | 3,5 |
Usabilidade | médio | 2 |
VEREDICTO | MÉDIO | 2,2 |
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Avaliamos a versão Allure, a mais completa da linha 1.2. O visual interno possui linhas modernas e envolventes, com acabamento satisfatório para a categoria. O único ponto com aspecto mais antigo no interior da cabine é o painel de instrumentos, que ainda não é totalmente digital nem configurável. Os ponteiros são analógicos e a tela do computador de bordo é monocromática.
A central multimídia de 7’’ é outro grande atrativo do Peugeot 208. É possível espelhar smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, visualizar informações do computador de bordo, receber e enviar mensagens por comados de voz e ainda escolher entre três temas de personalização da tela (Red, Blue e Cooper).
A amplitude do teto de vidro panorâmico e os comandos do ar-condicionado digital bi-zone do Peugeot 208 Allure, causam a sensação de estar a bordo de um carro de categoria superior. Na parte de trás, a situação é um pouco diferente. O espaço para as pernas é bom, porém passageiros com mais de 1,80 m de altura podem sofrer com a declividade do teto. O porta-malas está na média da categoria, tem capacidade de 285 litros e conta com iluminação em todas as versões.
Como itens de segurança, o Peugeot 208 traz apoio de cabeça e cinto de três pontos para todos os ocupantes, sistema de ancoragem para cadeirinhas infantis e quatro airbags (laterais e frontais).
O motor 1.2 Pure Tech tricilíndrico de 90 cavalos de potência mostra que carro francês pode agradar não somente pelo visual, mas também pela eficiência energética e desempenho. O propulsor trabalha em baixas rotações, permitindo agilidade dentro da cidade e baixo nível de ruído interno. O torque máximo de 127 Nm é atingido em apenas 2750 rpm. O consumo é um dos melhores da categoria. Na etiquetagem do Inmetro, o Peugeot 208 1.2 tem nota A e conta com o selo de eficiência energética.
Em termos de dirigibilidade, o hatch também agrada. O Peugeot 208 1.2 tem boas acelerações e retomadas de velocidade em viagens rodoviárias. Os ajustes da suspensão e direção elétrica também não decepcionam, permitindo boa relação entre conforto e boa estabilidade. Por ser um motor tricilíndrico, o nível de ruído interno é bem satisfatório e não incomoda em rotações mais altas. O câmbio manual de cinco velocidades, embora tenha curso um pouco longo, proporciona engates leves e precisos, contribuindo para a agilidade dentro da cidade.
Além do teto panorâmico e do ar-condicionado digital automático de duas zonas, o Peugeot 208 Allure 1.2 se diferencia das versões de entrada por oferecer quatro airbags, limitador de velocidade e piloto automático. Na lista de equipamentos de série, todas as versões do Peugeot 208 oferecem itens importantes como faróis com máscara negra e guias de LED, lanternas de LED, porta-luvas refrigerado, Isofix, regulagem de altura do banco do motorista e iluminação no porta-malas.
O que é novo
- As principais atualizações do Peugeot 208 ocorreram no facelift de 2016, com as modificações no visual e a adoção do novo motor 1.2 Pure Tech de três cilindros para as configurações de entrada.
- A interface da central multimídia foi atualizada em 2017, com visual mais elevado e novo layout de distribuição das informações.
O que nós gostamos
- O consumo de combustível do motor 1.2 Pure Tech é um dos melhores da categoria.
- O conceito i-Cockpit de dirigir é um grande diferencial.
- O teto panorâmico e o ar-condicionado digital de duas zonas elevam a sensação de requinte.
- Os ajustes das suspensões e da direção elétrica são bem calibrados.
- O porta-luvas refrigerado contribui para a comodidade a bordo.
- A central multimídia é bem posicionada e conta com espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay.
O que pode melhorar
- Não há comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível.
- O espaço para a cabeça e para os ombros na parte de trás é um pouco limitado.
- Há somente uma entrada USB.
- Faltam alguns equipamentos de segurança como controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Os números
- Preço: R$ 66.290
- Motor: 1.2 flex
- Potência máxima: 90 cv a 5.750 rpm (e)
- Torque máximo: 127 Nm a 2.750 rpm (e)
- Câmbio: 5 marchas MT
- Comprimento: 3,975 m
- Largura: 1,702 m
- Altura: 1,472 m
- Entre-eixos: 2,541 m
- Peso: 1.073 kg
- Pneus: 195/60 R15
- Porta-malas: 285 litros
- Tanque: 55 litros
- 0-100 km/h: 12s8
- Vel. máxima: 170 km/h
- Consumo cidade: 13,9 km/l (g)
- Consumo estrada: 15,5 km/l (g)
- Emissão de CO2: 89 g/km
- Modelo avaliado: 2019