Teste: VW Jetta GLI tem duplo caráter e provoca paixão
Único da linha com motor 2.0 turbo, batizado de 350 TSI, chegou em 2019 para completar a linha da nova geração e tem desempenho empolgante
O nome 350 TSI refere-se ao valor do torque (350 Nm) e ao fato de ser um turbo com injeção direta de combustível (somente gasolina, ao contrário dos 250 TSI do restante da linha, que são flex). O Volkswagen Jetta GLI é um carro empolgante e de duplo caráter. Graças à potência de 230 cavalos e aos quatro modos de condução, ele passa de um requintado carro familiar a um nervoso sedã. E então provoca paixão no motorista, é difícil resistir aos seus encantos.
O caráter esportivo do Jetta GLI surge quando o você coloca o carro no modo Sport, por meio de um botão no console (replicado no display central). Rodando a 100 km/h, o motor trabalha em pacatas 1.800 rpm nos modos Normal ou Eco (responsável pelas três estrelas de consumo, equivalentes a uma nota C no Inmetro). No modo Sport, o ponteiro do conta-giros salta para 3.000 rpm, o motor emite um ruído bem mais feroz, a direção fica um pouco mais dura e o Jetta muda de caráter. De sedã comportado passa a se comportar como um sedã devorador de pista. Suas retomadas de velocidade passam a ser ainda mais vigorosas e o carro pode ser conduzido de três formas: no modo S automático ou no modo S manual pelas borboletas ou pela alavanca. A suspensão, porém, não perde seu compromisso com o conforto (o que pode desagradar em estradas sinuosas).
No modo S automático, o câmbio DSG (automático de dupla embreagem) têm as relações de marcha (seis) reduzidas e as trocas ocorrem a 5.500 rpm se o pé permanecer afundado no pedal do acelerador. Essa troca vem antes, a 4.000 rpm, se o carro “sentir” que o motorista está aliviando o pé para entrar em velocidade de cruzeiro. No modo S manual, é você quem escolhe a hora de trocar de marchas (o torque máximo está disponível entre 1.500 e 4.600 rpm). O câmbio é muito rápido em todas as situações -- pela alavanca, as marchas aumentam empurrando para frente. Velocidades fora do bom senso numa estrada surgem em questão de segundos. Ele faz 0-100 km/h em menos de 7.
Item | Conceito |
Nota (1 a 5) |
---|---|---|
Desempenho | muito bom | 4 |
Consumo | bom | 3 |
Segurança | ótimo | 5 |
Conectividade | muito bom | 4 |
Conforto | muito bom | 4 |
Pacote de Série | ótimo | 5 |
Usabilidade | muito bom | 4 |
Veredicto | muito bom | 4,1 |
Apesar da rapidez do câmbio e ter até controle de largada entre os equipamentos eletrônicos, o Jetta GLI tem alguns detalhes que o impedem de ser considerado um esportivo totalmente comprometido com a performance. O turbo lag é grande. A cada acelerada, existe um evidente retardo para a entrada do turbocompressor. Mas, na verdade, segunda a Volkswagen, o Jetta GLI não tem mesmo um caráter claramente esportivo. A sigla GLI significa Gran Luxury Injection e nasceu nos anos 1980, nos EUA, como estratégia da Volks para sedãs refinados tecnicamente e com a pegada esportiva dos modelos GTI. Quanto à sigla GTI, ela é utilizada exclusivamente nos hatches (para esportivos superiores), enquanto a GTS designa versões esportivas intermediárias e a GT-R é usada para esportivos puros.
Dentro desse contexto, o Volkswagen Jetta GLI cumpre o que promete. O motor 2.0 350 TSI tem 80 cavalos a mais do que os 1.4 250 TSI das demais versões. A potência máxima está disponível entre 4.700 e 6.200 rpm (daí o motivo pelo qual o câmbio no modo S automático faz as mudanças a 5.500 giros). O Jetta GLI tem todas as virtudes dos Jetta TSI, mas com muito mais potência e esse duplo caráter para quando você quiser uma boa dose de esportividade.
Ele é extremamente gostoso de guiar, tem uma posição de dirigir adequada, bom espaço no habitáculo, um painel perfeito, volante de ótima empunhadura e os principais itens de conveniência, conforto e segurança (entre eles o piloto automático adaptativo com alerta de distância para o carro da frente). A conectividade é excelente, com Android Auto/Apple CarPlay, navegador por GPS e CD player, entre outros itens. A tela central fica na mesma altura de visão do quadro de instrumentos, o que ajuda na segurança.
Apesar de ter um preço bastante competitivo (R$ 144.990), o VW Jetta GLI não é um carro de muita vendagem. Mesmo assim, a Volkswagen traz o carro do México para complementar a gama. Uma boa medida do fabricante, pois o Jetta GLI pode até não ser necessário para o dia-a-dia, mas é essencial para quem aprecia um produto tecnicamente superior. O Jetta GLI é superior a todos os outros médios de sua categoria, além de ser capaz de encarar alguns sedãs premium. Quanto ao estilo, o Jetta GLI traz muita esportividade, mas a traseira muito alongada (por conta do aumento do balanço traseiro) estraga um pouco o visual.
O que é novo
- É a primeira vez que a VW traz uma versão GLI.
- O motor 2.0 350 TSI (o mesmo do novo VW Tiguan).
O que nós gostamos
- Desempenho e ronco do motor no modo Sport.
- Consumo no modo Eco.
- Rapidez do câmbio DSG-6.
- Posição de dirigir.
- Espaço interno e porta-malas.
O que pode melhorar
- Ajuste do banco do passageiro poderia ser elétrico.
- A suspensão poderia ser mais dura no modo S.
- Turbo lag muito evidente nas acelerações.
Os números
- Preço: R$ 144.990
- Motor: 2.0 turbo
- Potência: 230 cv a 4.700 rpm (g)
- Torque: 350 Nm a 1.500 rpm (g)
- Câmbio: 6 marchas ATD
- Comprimento: 4,709 m
- Largura: 1,799 m
- Altura: 1,478 m
- Entre-eixos: 2,680 m
- Peso: 1.432 kg
- Pneus: 225/45 R18
- Porta-malas: 510 litros
- Tanque: 50 litros
- 0-100 km/h: 6s8
- Velocidade máxima: 250 km/h
- Consumo cidade: 9,9 km/l (g)
- Consumo estrada: 12,5 km/l (g)
- Emissão de CO2: n/d
- Modelo avaliado: 2019