Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Teste: VW Jetta GLI tem duplo caráter e provoca paixão

Único da linha com motor 2.0 turbo, batizado de 350 TSI, chegou em 2019 para completar a linha da nova geração e tem desempenho empolgante

14 out 2019 - 08h30
Compartilhar
Exibir comentários
O Jetta GLI é o único da linha a usar motor 2.0 turbo.
O Jetta GLI é o único da linha a usar motor 2.0 turbo.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

O nome 350 TSI refere-se ao valor do torque (350 Nm) e ao fato de ser um turbo com injeção direta de combustível (somente gasolina, ao contrário dos 250 TSI do restante da linha, que são flex). O Volkswagen Jetta GLI é um carro empolgante e de duplo caráter. Graças à potência de 230 cavalos e aos quatro modos de condução, ele passa de um requintado carro familiar a um nervoso sedã. E então provoca paixão no motorista, é difícil resistir aos seus encantos.

O caráter esportivo do Jetta GLI surge quando o você coloca o carro no modo Sport, por meio de um botão no console (replicado no display central). Rodando a 100 km/h, o motor trabalha em pacatas 1.800 rpm nos modos Normal ou Eco (responsável pelas três estrelas de consumo, equivalentes a uma nota C no Inmetro). No modo Sport, o ponteiro do conta-giros salta para 3.000 rpm, o motor emite um ruído bem mais feroz, a direção fica um pouco mais dura e o Jetta muda de caráter. De sedã comportado passa a se comportar como um sedã devorador de pista. Suas retomadas de velocidade passam a ser ainda mais vigorosas e o carro pode ser conduzido de três formas: no modo S automático ou no modo S manual pelas borboletas ou pela alavanca. A suspensão, porém, não perde seu compromisso com o conforto (o que pode desagradar em estradas sinuosas).

A traseira do novo Jetta ficou mais espichada do que era antes.
A traseira do novo Jetta ficou mais espichada do que era antes.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

No modo S automático, o câmbio DSG (automático de dupla embreagem) têm as relações de marcha (seis) reduzidas e as trocas ocorrem a 5.500 rpm se o pé permanecer afundado no pedal do acelerador. Essa troca vem antes, a 4.000 rpm, se o carro “sentir” que o motorista está aliviando o pé para entrar em velocidade de cruzeiro. No modo S manual, é você quem escolhe a hora de trocar de marchas (o torque máximo está disponível entre 1.500 e 4.600 rpm). O câmbio é muito rápido em todas as situações -- pela alavanca, as marchas aumentam empurrando para frente. Velocidades fora do bom senso numa estrada surgem em questão de segundos. Ele faz 0-100 km/h em menos de 7.

VOLKSWAGEN JETTA GLI 350 TSI
Item Conceito

Nota

(1 a 5)

Desempenho muito bom 4
Consumo bom 3
Segurança ótimo 5
Conectividade muito bom 4
Conforto muito bom 4
Pacote de Série ótimo 5
Usabilidade muito bom 4
Veredicto muito bom 4,1

Apesar da rapidez do câmbio e ter até controle de largada entre os equipamentos eletrônicos, o Jetta GLI tem alguns detalhes que o impedem de ser considerado um esportivo totalmente comprometido com a performance. O turbo lag é grande. A cada acelerada, existe um evidente retardo para a entrada do turbocompressor. Mas, na verdade, segunda a Volkswagen, o Jetta GLI não tem mesmo um caráter claramente esportivo. A sigla GLI significa Gran Luxury Injection e nasceu nos anos 1980, nos EUA, como estratégia da Volks para sedãs refinados tecnicamente e com a pegada esportiva dos modelos GTI. Quanto à sigla GTI, ela é utilizada exclusivamente nos hatches (para esportivos superiores), enquanto a GTS designa versões esportivas intermediárias e a GT-R é usada para esportivos puros.

O quadro de instrumentos é fácil de ler e combina com a proposta da versão.
O quadro de instrumentos é fácil de ler e combina com a proposta da versão.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Dentro desse contexto, o Volkswagen Jetta GLI cumpre o que promete. O motor 2.0 350 TSI tem 80 cavalos a mais do que os 1.4 250 TSI das demais versões. A potência máxima está disponível entre 4.700 e 6.200 rpm (daí o motivo pelo qual o câmbio no modo S automático faz as mudanças a 5.500 giros). O Jetta GLI tem todas as virtudes dos Jetta TSI, mas com muito mais potência e esse duplo caráter para quando você quiser uma boa dose de esportividade. 

Ele é extremamente gostoso de guiar, tem uma posição de dirigir adequada, bom espaço no habitáculo, um painel perfeito, volante de ótima empunhadura e os principais itens de conveniência, conforto e segurança (entre eles o piloto automático adaptativo com alerta de distância para o carro da frente). A conectividade é excelente, com Android Auto/Apple CarPlay, navegador por GPS e CD player, entre outros itens. A tela central fica na mesma altura de visão do quadro de instrumentos, o que ajuda na segurança.

Apesar de ter um preço bastante competitivo (R$ 144.990), o VW Jetta GLI não é um carro de muita vendagem. Mesmo assim, a Volkswagen traz o carro do México para complementar a gama. Uma boa medida do fabricante, pois o Jetta GLI pode até não ser necessário para o dia-a-dia, mas é essencial para quem aprecia um produto tecnicamente superior. O Jetta GLI é superior a todos os outros médios de sua categoria, além de ser capaz de encarar alguns sedãs premium. Quanto ao estilo, o Jetta GLI traz muita esportividade, mas a traseira muito alongada (por conta do aumento do balanço traseiro) estraga um pouco o visual.

O que é novo

  • É a primeira vez que a VW traz uma versão GLI.
  • O motor 2.0 350 TSI (o mesmo do novo VW Tiguan).

O que nós gostamos

  • Desempenho e ronco do motor no modo Sport.
  • Consumo no modo Eco.
  • Rapidez do câmbio DSG-6.
  • Posição de dirigir.
  • Espaço interno e porta-malas.

O que pode melhorar

  • Ajuste do banco do passageiro poderia ser elétrico.
  • A suspensão poderia ser mais dura no modo S.
  • Turbo lag muito evidente nas acelerações.
A grade preta com a faixa vermelha indica o caráter esportivo do carro.
A grade preta com a faixa vermelha indica o caráter esportivo do carro.
Foto: Sergio Quintanilha / Guia do Carro

Os números

  • Preço: R$ 144.990
  • Motor: 2.0 turbo
  • Potência: 230 cv a 4.700 rpm (g)
  • Torque: 350 Nm a 1.500 rpm (g)
  • Câmbio: 6 marchas ATD
  • Comprimento: 4,709 m 
  • Largura: 1,799 m
  • Altura: 1,478 m
  • Entre-eixos: 2,680 m
  • Peso: 1.432 kg
  • Pneus: 225/45 R18 
  • Porta-malas: 510 litros
  • Tanque: 50 litros
  • 0-100 km/h: 6s8 
  • Velocidade máxima: 250 km/h 
  • Consumo cidade: 9,9 km/l (g)
  • Consumo estrada: 12,5 km/l (g)
  • Emissão de CO2: n/d
  • Modelo avaliado: 2019
Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade