Tiggo 8: como primeiro híbrido plug-in nacional pode mudar o jogo
Decisão da Caoa Chery de produzir o Tiggo 8 Pro Hybrid em Anápolis mostra nova postura da parceria no mercado de eletrificados
Conforme o Guia do Carro publicou em primeira mão, em 26 de fevereiro, o Tiggo 8 será o primeiro carro híbrido plug-in nacional. A decisão da Caoa Chery de fabricá-lo em Anápolis, GO, muda o jogo dos eletrificados e mostra uma nova postura da parceria entre as montadoras do Brasil e da China.
O Tiggo 8 é considerado a joia tecnológica da Caoa Montadora, que produz o carro em Anápolis para a Caoa Chery nas versões convencionais. O Tiggo 8 PHEV ainda é importado da China. Mas, com as mudanças nas regras de importação de veículos híbridos e elétricos, era preciso agir rápido para manter o carro competitivo. E foi o que a Caoa Chery fez.
Segundo Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho, presidente da Caoa, ainda este ano o Tiggo 8 Pro Hybrid Plug-in será nacional. Nesse ponto, a Caoa Chery foi mais rápida do que suas concorrentes chinesas, a BYD com o Song Plus e a GWM com o Haval H6 (atuais líderes dos híbridos). Isso pode dar uma vantagem competitiva importante para o Tiggo 8 PHEV.
Em 2023 o Tiggo 8 Plug-in Hybrid se destacou como o carro que menos emite CO2 na rodagem – apenas 22 g/km, muito próximo de um carro elétrico zero emissão – e isso também será um fator de recompensa tributária no Programa Mover.
A decisão de produzir o Tiggo 8 Plug-in Hybrid em Anápolis mostra que a Caoa e a Chery conseguiram deixar de lado suas divergências sobre a marca Omoda (que será independente no Brasil, junto com a Jaecoo) nesta questão pontual. É uma boa notícia para os fãs da linha Tiggo, que tem ainda o Tiggo 5x e o Tiggo 7.