Top 10 híbridos plug-in, do Volvo XC60 ao BMW Série 7
Com domínio total da Volvo e da BMW nas seis primeiras posições, veja o ranking anual de híbridos plug-in no Brasil
O nicho de híbridos plug-in - carros que podem ser carregados na tomada - é o segundo maior do país. Ele teve 10.821 emplacamentos no ano passado, segundo a Bright Consulting. A empresa de consultoria forneceu ao Guia do Carro o ranking final, que traz modelos da Volvo e da BMW com domínio total, ocupando os seis primeiros lugares e também o 10º lugar.
Outro carro do Grupo BMW que aparece no ranking dos híbridos plug-in (PHEV) é o Mini Cooper Countryman, em 7º lugar. Vale lembrar que o vice-campeão do ano passado, o Volvo XC40, não tem mais versão híbrida plug-in no Brasil - só a versão totalmente elétrica, que ficou muito bem colocada no ranking dos EVs.
P | PHEV | VENDAS |
1º | Volvo XC60 | 3.367 |
2º | Volvo XC40 | 3.067 |
3º | Volvo XC90 | 983 |
4º | BMW X3 | 837 |
5º | BMW X5 | 812 |
6º | BMW 330E | 579 |
7º | Porsche Cayenne | 554 |
8º | Mini Countryman | 262 |
9º | LR Range Rover | 206 |
10º | BMW 745 | 154 |
Os híbridos plug-in têm grande potencial de crescimento no mercado brasileiro. Como o país ainda tem pouca infraestrutura para carregamento de baterias, esses carros podem rodar na estrada com o motor a combustão e rodar na cidade no modo totalmente elétrico (isso não é possível com os híbridos alimentados pelo próprio sistema). Na prática, os PHEVs são dois carros em um só.