Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Toyota apresenta SUV que recarrega com energia solar

Previsto para estrear em 2022, novo Toyota bZ4X é um SUV elétrico que traz placa de energia solar no teto e oferece alcance de até 500 km

1 nov 2021 - 14h35
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Toyota bZ4X
Toyota bZ4X
Foto: Toyota/Divulgação

Este é o novo Toyota bZ4X. Depois de surgir como um conceito no Salão de Xangai de janeiro, o novo SUV elétrico desenvolvido em parceria com a Subaru teve mais detalhes divulgados pela Toyota na última semana. Com direito a placas de energia solar no teto e visual ousado, o novo Toyota bZ4X será lançado oficialmente a partir de meados de 2022, e é o primeiro carro da família bZ (Beyond Zero), que ganhará mais seis membros em breve.

Construído sobre a plataforma modular e-TNGA, o novo SUV tem visual praticamente idêntico ao da versão conceito. Na dianteira, a Toyota destaca o foco na aerodinâmica e o formato fino do para-choque. Batizado de tubarão-martelo, o perfil dianteiro é formado pelos faróis de led de formato angular interligados por uma barra horizontal com acabamento na cor da carroceria. O destaque fica para os grandes apliques em preto nos para-lamas, que acompanham o formato dos faróis.

Na lateral, o novo Toyota bZ4X se destaca pela linha de cintura alta, e a carroceria tem pintura em dois tons. Visualmente, o novo SUV elétrico tem porte semelhante ao SUV médio RAV4. Na traseira, as lanternas de led são interligadas por uma barra horizontal, e trazem um aplique em black piano na parte inferior. No teto, o novo Toyota bZ4X traz ainda um painel solar capaz de gerar eletricidade equivalente a cerca de 1.800 km de autonomia por ano, possibilitando a recarga do SUV em pontos em que não há estações de carregamento elétrico.

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X
Foto: Toyota/Divulgação

Por dentro, o Toyota bZ4X também conta com um visual ousado. O painel de instrumentos digital de 7’’ fica destacado do restante do console. Assim como no Tesla Model S, o novo SUV da Toyota pode ser equipado com um volante em formato de manche, inspirado em componentes aeronáuticos. A central multimídia tem aspecto flutuante e pode receber atualizações remotas. 

O espaço interno é outro destaque do bZ4X. Graças ao entre-eixos de 2,84 m, o novo SUV oferece dimensões semelhantes às de um sedã de grande porte, de acordo com a Toyota. Além disso, o modelo conta ainda com painel de instrumentos estofado, bancos e volante aquecidos, além de vidros com isolamento acústico. O porta-malas tem capacidade para 452 litros.

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X
Foto: Toyota/Divulgação

Em termos de segurança, o novo Toyota bZ4X também é equipado com as versões mais recentes dos pacotes Toyota Safety Sense - que inclui tecnologias de segurança ativa e passiva - e o Toyota Advanced Park, que adiciona funções de assistência avançada ao condutor. Além disso, o SUV também traz estrutura de carroceria adaptada para colisões de qualquer direção e um conjunto de baterias que contribui para garantir o desempenho de proteção em uma colisão.

Inicialmente, o Toyota bZ4X terá ao menos duas opções de motorização. A configuração com tração dianteira é equipada apenas com um motor elétrico de 204 cv. De acordo com a Toyota, essa versão acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Já a opção com tração integral traz dois motores elétricos, um em cada eixo do carro. Juntos, eles oferecem 218 cv de potência combinada. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 7,7 segundos. O SUV ainda terá um modo de condução de apenas um pedal.

De acordo com a Toyota, o alcance elétrico do novo bZ4X é de 500 km na versão com tração apenas dianteira, e de 480 km na opção com tração nas quatro rodas. Com suporte a tecnologias de carregamento rápido, o SUV da Toyota recupera até 80% da carga total em apenas 30 minutos, e também poderá ser utilizado como fonte de alimentação externa, fornecendo energia elétrica para casas e eletrodomésticos para atividades ao ar livre e até em casos de desastres e outras emergências.

Toyota bZ4X
Toyota bZ4X
Foto: Toyota/Divulgação

Com planos de se tornar neutra em emissões de carbono até 2050, a Toyota pretende lançar mundialmente 70 modelos eletrificados até 2025, sejam eles elétricos a bateria, por célula de hidrogênio ou híbridos. Desse total, o novo Toyota bZ4X é o primeiro carro da família bZ (Beyond Zero), que terá ao menos mais seis membros. Ele será lançado em 2022, e deve ser produzido na China e no Japão, chegando posteriormente aos mercados da Europa e EUA. 

Já para o Brasil, o novo Toyota bZ4X ainda não tem previsão de chegada. Oficialmente, a Toyota não comenta sobre a vinda do SUV, mas como a montadora japonesa pretende eletrificar toda a linha de modelos no país nos próximos seis anos, é provável que o novo bZ4X dê as caras no mercado brasileiro, sendo oferecido acima do Toyota RAV4.

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade