Toyota Camry e o híbrido Prius saem de linha no Brasil
Com vendas baixas, ambos os modelos deixaram de ser oferecidos no país, mas Toyota Camry deve retornar ao Brasil em 2022 com versão híbrida
A Toyota teve duas baixas no mercado brasileiro em agosto. Isso porque o sedã grande Camry e o híbrido Prius já não aparecem mais no site nacional da montadora japonesa. Ambos os modelos eram importados e passavam por um momento de vendas baixas no país, ainda mais com a alta do dólar. Em comunicado, a Toyota afirmou que a decisão é temporária, e que avalia o retorno de ambos os modelos já no início do ano que vem.
Lançado em 2013 no Brasil, o Toyota Prius foi o primeiro eletrificado oferecido pela montadora japonesa no país. Vendido em versão única por R$ 190.590, Prius é equipado com o mesmo conjunto dos modelos Corolla e Corolla Cross, formado pelo motor 1.8 de 98 cv e 142 Nm associado a um motor elétrico de 72 cv. A potência combinada de 122 cv era a mesma, mas sem a vantagem de ser flex como os modelos nacionais.
Com isso, o monovolume não era mais vantajoso diante dos demais híbridos da Toyota, e o modelo pode não retornar ao mercado brasileiro. Em 2021, o Prius emplacou apenas 3 unidades, contra 54 unidades vendidas no ano passado. No caso do Toyota Camry, a situação era ainda pior. Sem nenhum emplacamento no ano, o sedã grande era oferecido apenas na versão XLE, por R$ 319.290. A atual geração do Toyota Camry foi lançada no Brasil em 2017.
Ao contrário do Prius, o sedã Toyota Camry deve retornar em breve com novidades. Importado do Japão, o sedã receberá o mesmo facelift que estreou no mercado europeu em 2020, e que já foi registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Outra mudança será a inédita versão híbrida equipada com um motor 2.5 híbrido de 218 cv de potência e 220 Nm de torque, no lugar do 3.5 V6 de 310 cv que equipa o modelo atual. no Brasil, o novo Toyota Camry híbrido será concorrente do recém-lançado Honda Accord híbrido.