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Toyota e Hino farão caminhão movido a hidrogênio

A Toyota e Hino Motors vão desenvolver caminhões pesados movidos a célula de combustível. Trem de força será o do Mirai, que roda 600 km

9 abr 2020 - 12h18
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O caminhão movido a hidrogênio nesse projeto de desenvolvimento conjunto é baseado no Hino Profia.
O caminhão movido a hidrogênio nesse projeto de desenvolvimento conjunto é baseado no Hino Profia.
Foto: Hino Motors / Divulgação

A Toyota fechou um acordo para o desenvolvimento de caminhões pesados movidos a célula de combustível com a fabricante japonesa Hino Motors, que é sua subsidiária. O sistema utilizado será o mesmo do Toyota Mirai, um dos mais empolgantes projetos de carros movidos a hidrogênio, cujo sucesso é crescente no Japão. A autonomia a ser estabelecida para é de aproximadamente 600 km, a mesma do Mirai. Recentemente, a Toyota revelou a segunda geração do Mirai.

As duas empresas pretendem combater os problemas ambientais do planeta, algo que está na essência das decisões e estratégia corporativas. As companhias declararam metas ambiciosas para reduzir as emissões de CO2 até 2050 e estão desenvolvendo tecnologias de veículos elétricos para uso em larga escala na sociedade. Para obter reduções adicionais nas emissões de carbono, as marcas entendem a necessidade urgente em melhorar o desempenho ambiental de caminhões pesados, pois representam cerca de 60% do total de emissões de CO2 de veículos comerciais no Japão.

O caminhão movido a hidrogênio nesse projeto de desenvolvimento conjunto é baseado no Hino Profia. Segundo os fabricantes, esse modelo busca retirar o máximo proveito das tecnologias cultivadas pela Toyota e pela Hino ao longo dos anos. O chassi foi especialmente projetado para acomodar a célula de combustível, e medidas estão sendo tomadas para redução de peso e garantir uma capacidade de carga suficiente. O trem de força está equipado com duas pilhas de células de combustível da Toyota, recentemente desenvolvidas para a nova geração do Mirai. O caminhão Profia adiciona controle de direção com aplicação de tecnologias para veículos híbridos pesados, especialmente desenvolvidas pela Hino. 

Segunda geração do Toyota Mirai, que inaugurou a "sociedade do hidrogênio".
Segunda geração do Toyota Mirai, que inaugurou a "sociedade do hidrogênio".
Foto: Toyota / Divulgação

Toyota e Hino posicionaram o hidrogênio como uma importante fonte de energia para o futuro e já trabalharam em sinergia no desenvolvimento de tecnologias e na inovação para veículos com células de combustível por mais de 15 anos. Os primeiros testes e demonstração dos conjuntos do ônibus de células de combustível ocorreram em 2003. A Hino se comprometeu a acelerar os esforços para a realização de uma “sociedade de hidrogênio”, um dos sonhos da Toyota, que propõe uma sociedade livre de carbono.

No plano de construção de veículos comerciais eletrificados, um novo trem de força deve ser adotado para garantir desempenho ambiental superior, que conceda praticidade convencional de veículo comercial, capacidade de carga e outros aspectos. Como os pesados são normalmente usados para transporte rodoviário, isso implica em grande autonomia, capacidade de carga suficiente, bem como capacidade de reabastecimento rápido. Por esse motivo, veículos com células de combustível abastecidos com hidrogênio funcionam com maior densidade de energia e são considerados mais eficazes. É nisso que apostam a Toyota e a Hino.

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