Toyota foi pioneira em SUV com Land Cruiser e Bandeirantes
Corolla Cross faz a Toyota reviver o passado que começou com os “jipes” Land Cruiser e Bandeirantes; marca japonesa foi uma das pioneiras
O carro mais badalado da Toyota volta a ser um utilitário esportivo depois de décadas. O Corolla Cross é o primeiro SUV moderno da marca japonesa fabricado no país. Mas não é o primeiro SUV da Toyota do Brasil. Há 60 anos a marca japonesa já fazia um veículo utilitário no Brasil. Era o Land Cruiser FJ-251, que estreou em janeiro de 1958 e foi substituído pelo Toyota Bandeirante em maio de 1962. Portanto, com o novíssimo Corolla Cross, a Toyota volta às suas origens.
Embora tenha sido uma das pioneiras com o Land Cruiser e o Bandeirante, a Toyota demorou demais para retomar a relevância no mercado de utilitários esportivos. Desde 1997, a marca vinha fabricando somente o SW4 para o mercado brasileiro. Porém, o SW4 é um derivado da picape Hilux (fabricação na Argentina) e ainda usa a carroceria sobre chassi. Para os puristas, é um “SUV raiz”; para o público, é um carro difícil de usar no dia a dia.
Vários SUVs foram importados pela Toyota, como o próprio Land Cruiser (Prado) e o RAV4. Nenhum desses carros, entretanto, teve preço acessível ou volume para fazer diferença no mercado. A Toyota é bastante conservadora na tomada de decisões. Por isso, muitas vezes prefere entrar num segmento só quando ele realmente está amadurecido. Mas o Brasil tem importância na história global da Toyota.
A fábrica brasileira, aberta em 1958 para montar o Land Cruiser (que vinha pré-montado como CKD), foi a primeira da Toyota no mundo fora do Japão. Isso aconteceu na aurora da moderna indústria automobilística brasileira, ainda no governo Juscelino Kubitschek. O primeiro Toyota brasileiro só foi nacionalizado em 1962, quando o Land Cruiser foi rebatizado de Bandeirante. Os dois modelos se tornaram veículos admirados por restauradores e colecionadores.
Construído sob o conceito de General Purpose, ou GP (daí a marca Jeep e o derivado “jipe”), que surgiu na Segunda Guerra Mundial, o Toyota Land Cruiser era alto e robusto, teoricamente perfeito para desbravar o Brasil do final dos anos 50. Mas, com um motor beberrão de 125 cavalos, o carro só era bom para o pequeno território do Japão. Na imensidão do Brasil, com poucos postos de combustível, o alcance do Land Cruiser era pequeno. A Toyota resolveu o problema ao fabricar o Bandeirante no Brasil e substituir seu motor por um menos potente, de 78 cavalos, da Mercedes-Benz. Depois, ele teve motores mais potentes da Mercedes, com 85 cv e 90 cv. Somente em 1994 o motor voltou a ser Toyota, com 96 cv.
Essa fórmula manteve o Toyota Bandeirante vivo no Brasil até novembro de 2001, com mais de 103 mil unidades fabricadas. O novo século trouxe também a moderna Toyota, com o Corolla e outros carros de passeio, como Etios e Yaris. Mas faltava um SUV. Com o Corolla Cross, a Toyota finalmente desafia o carro que domina sozinho o segmento de SUVs médios desde 2016: o Jeep Compass.
Na modernidade líquida, com mutações de negócios e costumes a todo instante, incertezas diárias devido à aceleração do tempo e dos fatos, além de comunicação na velocidade da luz, quase cinco anos é muita coisa.. Sorte da Jeep, que vendeu mais de 200 mil unidades do Compass. Agora o Toyota Corolla Cross estreia como primeiro desafiante direto do Jeep Compass. Isso vai repercutir no mercado de carros.
Afinal, ao contrário do pioneiro Land Cruiser e do saudoso Bandeirante, o Corolla Cross não vai ficar quietinho no seu canto, atendendo apenas a um público de nicho. Ele vai para a briga a fim de fazer 42 mil vendas já em seu primeiro ano. A palavra final será dada pelo consumidor.