Toyota RAV4 traz novo visual e versão aventureira na Europa
Lançado na Europa, novo Toyota RAV4 Adventure traz mudanças no design e antecipa reestilização de meia-vida do SUV híbrido
Três anos depois do lançamento da atual geração, o Toyota RAV4 acaba de receber novidades. A montadora japonesa revelou na última quarta-feira (15) o novo RAV4 Adventure, que será vendido no mercado europeu. A nova versão do SUV híbrido traz visual fora-de-estrada, e antecipa a reestilização de meia-vida do RAV4, que deve estrear nas demais versões do modelo em 2022.
As mudanças se concentram na dianteira do RAV4. Os faróis de formato angular mantiveram o formato, mas ganharam nova assinatura visual de led e máscara negra. A grade dianteira ficou maior, e conta com duas barras horizontais ligadas ao logotipo da Toyota. O formato da grade lembra um pouco a peça utilizada na picape média Hilux. O para-choque também é novo, e traz os faróis de neblina em molduras retangulares, que são ligadas por uma barra horizontal abaixo da grade.
Logo abaixo, há um aplique prateado que simula um extrator de ar. Nas laterais, as rodas de 19’’ contam com design inédito e acabamento na cor preta. Por fim, a traseira permanece a mesma. Outro destaque do modelo é a carroceria pintada em duas cores. O RAV4 Adventure traz as cores exclusivas Urban Khaki e o cinza Dynamic Grey, cor que relembra uma tonalidade utilizada no clássico Land Cruiser FJ40.
Por dentro, o modelo recebeu apenas novidades pontuais. No caso da versão RAV4 Adventure, as mudanças são os bancos com padronagem exclusiva da versão, além de detalhes e costuras contrastantes em laranja no painel, nos bancos e no volante. Outras novidades são os comandos iluminados na porta, e a inclusão de entradas USB tipo-C.
Sob o capô, nada muda. A nova versão do Toyota RAV4 é híbrida, e traz o mesmo conjunto oferecido pelo RAV4 no Brasil. O modelo conta com um motor 2.5 a gasolina que entrega 178 cv e 220 Nm de torque associado a outros três motores elétricos de 120 cv e 202 Nm. Juntos, eles oferecem uma potência combinada de 222 cv, e 273 Nm de torque. O câmbio é um automático do tipo CVT e a tração é integral.
O novo Toyota RAV4 Adventure ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. Como o SUV é importado do Japão, é provável que a Toyota ofereça o modelo reestilizado alguns meses depois do término dos estoques atuais, por preços acima dos cobrados atualmente. No país, o RAV4 é vendido em versão única, a SX Connect Hybrid, que custa R$ 282.490, e é uma opção acima do sucesso de vendas Corolla Cross.