Toyota Yaris 2023 tem mudança visual e só versões 1.5 CVT
Novo Toyota Yaris tem sete airbags em todas as versões e mais itens de segurança; veja as mudanças e os preços, que partem de R$ 92 mil
O Toyota Yaris chegou à linha 2023 com um leve facelift e acréscimo de equipamentos para melhorar sua competitividade no mercado brasileiro. A Toyota anunciou as modificações nesta quinta-feira (13). Agora o Yaris tem apenas três versões - todas elas equipadas com o motor 1.5 flex e câmbio CVT, além de sete airbags de série. O motor 1.3 sai da linha.
Fabricado em Sorocaba (SP), o Toyota Yaris agora tem as mesmas versões nas carrocerias hatch e sedã. O carro passou por uma reestilização frontal e, graças aos novos equipamentos, tem novos preços (veja abaixo).
Yaris Hatchback XL - R$ 92.190
Yaris Hatchback XS - R$ 101.490
Yaris Hatchback XLS - R$ 112.690
Yaris Sedã XL - R$ 96.390
Yaris Sedã XS - R$ 104.990
Yaris Sedã XLS - R$ 116.990
Para ganhar um visual mais atual os para-choques dianteiros foram redesenhados (hatch e sedã). As rodas ganharam dois tons nas versões topo de linha. Todas as versões contam, com luzes diurnas de led. Os faróis de neblina são de led no Yaris XLS 2023.
Por dentro, o Toyota Yaris recebeu novo revestimento nos bancos (versões XL e XS) e a cor Dark Silver nos acabamentos, a fim de passar uma sensação de sofisticação. Os passageiros do banco traseiro passam a dispor de duas entradas USB. A multimídia de 7”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, agora de série desde a versão de entrada XL - finalmente a Toyota vai corrigir essa ausência.
Para as versões XS e XLS, o novo Yaris 2023 conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. Há ainda teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento, nas versões topo de linha. Ainda para o Yaris XS e XLS, o computador de bordo tem tela de 4,2” em TFT de alta resolução com 16 funções.
Uma das novidades na padronização do motor 1.5 flex (aspirado) para toda a linha são os novos modos de condução Sport e Eco. Segundo o Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, enquanto o sedã, também com etanol, faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.
A Toyota informou que o motor foi recalibrado para reduzir a emissão de poluentes, mas não houve perda de potência (como no motor 1.3 aspirado da Fiat). Assim, o Yaris 1.5 segue com 110 cv e 146 Nm quando abastecido com etanol. Já a potência com gasolina é de 105 cv e o torque é de 140 Nm. Uma boa novidade é que as versões XS e XLS possuem borboleta no volante para trocas de marcha manuais.
Em três anos e meio, o Toyota Yaris emplacou 175.960 unidades no Brasil, sendo 98.829 do Yaris Hatchback e 77.131 do Yaris Sedã. Esses números nunca colocaram o modelo japonês na disputa pela liderança dos carros compactos superiores.
ANO | YARIS HATCH | YARIS SEDÃ |
2018 | 18.584 | 13.674 |
2019 | 37.686 | 34.893 |
2020 | 21.431 | 16.128 |
2021 | 21.126 | 12.436 |
Desde seu lançamento no mercado nacional (2018), o Toyota Yaris foi bem equipado em termos de segurança, com controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ABS com distribuição eletrônica e assistente de frenagem, entre outros itens.
O novo Yaris 2023 reforça essa característica e sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina), além de avisos sonoros de cinto de segurança para os passageiros traseiros. Nas versões XS e XLS a Toyota incorporou ainda Sistema de Pré-Colisão e Alerta de Evasão de Faixa.
A gama de cores do novo Yaris 2023 são: Vermelho (só para o hatch), Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar para todas as versões. A garantia é de cinco anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro). O custo de revisão até 60 mil km, segundo a Toyota, é de 4.309.