Toyota Yaris decepciona e tem uma estrela no Latin NCAP
Latin NCAP testou o Toyota Yaris produzido no Brasil equipado com dois airbags e controle de estabilidade sob o novo protocolo de segurança
O Latin NCAP apresentou nesta quinta-feira (28) uma nova rodada de testes com resultados decepcionantes. A entidade testou o Toyota Yaris, que obteve apenas uma estrela - de cinco possíveis - sob o novo protocolo do órgão, que estreou no fim de 2020. Além do Yaris, o Latin NCAP também avaliou o Suzuki Baleno, que não é vendido no Brasil. O Latin NCAP pede aos fabricantes que façam melhorias de forma urgente.
O Toyota Yaris, produzido no Brasil e na Tailândia, com dois airbags e controle eletrônico de estabilidade (ESC) padrão, obteve apenas uma estrela no novo protocolo Latin NCAP. O modelo popular do segmento B atingiu 41,43% em Proteção de Ocupantes Adultos, 63,85% em Proteção de Ocupantes Crianças, 61,63% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 41,86% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O Yaris foi testado para impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). O resultado de uma estrela é explicado por uma proteção fraca no impacto lateral, proteção marginal na chicotada cervical, falta de airbags padrão para proteção de cabeça e falta de Aviso de Cinto de Segurança (SBR) de acordo com os regulamentos do Latin NCAP. A proteção de pedestres mostrou um desempenho de nível razoável.
O Latin NCAP destaca que o Yaris para o mercado latino-americano não oferece airbags laterais de cabeça e corpo como é oferecido pelo mesmo modelo para o mercado da Malásia, por exemplo. No teste de impacto frontal, unidade avaliada em 2019, a estrutura do habitáculo e a área da zona dos pés foram consideradas instáveis. Durante o impacto lateral do Latin NCAP, a porta se abriu. Isso significa que o veículo não teria sido aprovado no teste UN95, já que tem a mesma configuração do Regulamento UN95. O sistema de aviso de uso do cinto de segurança (SBR) do Yaris também não detectou o passageiro da frente.
De acordo com o Latin NCAP, essa abertura da porta em um impacto lateral requer ação imediata por parte da Toyota, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro no caso de um impacto lateral. Este resultado é válido tanto para a versão hatchback como para a versão sedan e para todas as unidades de produção. Este modelo oferece equipamentos opcionais em alguns países da América Latina que potencialmente contribuiriam para um melhor desempenho e poderiam ter se tornado padrão em toda a gama de modelos.
Porém, devido à decisão da Toyota no México, a padronização de equipamentos essenciais para melhorar o resultado do Yaris foi afetada negativamente. A Toyota se recusou a avaliar o equipamento opcional para mostrar seu desempenho, o que levanta dúvidas sobre a eficácia dele. O Latin NCAP sempre realiza os testes com unidades com os pacotes de segurança oferecidos de série na versão de entrada vendida no continente americano.
"O Latin NCAP incentiva a Toyota e a Suzuki a melhorar significativamente os equipamentos de segurança padrão desses modelos o mais rápido possível e submetê-los à avaliação para demonstrar possíveis melhorias. A segurança básica dos veículos, considerada um dado adquirido em mercados maduros, é um direito que os consumidores latino-americanos devem exigir sem ter que pagar mais por isso", afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Como parte dos procedimentos regulares, o Latin NCAP também realizou o teste de auditoria do Toyota Yaris publicado em 2019. O Latin NCAP avaliou o Toyota Yaris em 2019, fabricado no Brasil, que conseguiu quatro estrelas para ocupante adulto e quatro estrelas para proteção do ocupante infantil. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento.
O resultado do teste de auditoria mostra que durante o impacto lateral uma das portas foi aberta e o Sistema de Aviso do Cinto de Segurança (SBR) do passageiro não detectou corretamente o passageiro e, portanto, não alertou sobre o uso do cinto de segurança. Como consequência, os novos cálculos foram feitos e o resultado é de três estrelas para o ocupante adulto. O resultado de 2019 foi atualizado no site do Latin NCAP.