Turnê do Coldplay vai usar baterias recicladas do BMW i3
Banda de rock Coldplay vai substituir geradores a diesel por baterias recicladas do BMW i3 na turnê mundial "Music of the Spheres"
A BMW e a banda de rock britânica Coldplay anunciaram uma interessante parceria em prol da sustentabilidade na última semana. O Coldplay vai utilizar baterias portáteis recarregáveis fornecidas pelo BMW Group para fornecimento de energia elétrica dos shows da sua próxima turnê mundial, “Music of the Spheres”, que passará pelo Brasil em setembro de 2022.
Serão 40 baterias parcialmente recicladas utilizadas nos concertos, extraídas do BMW i3, que tornarão os shows mais sustentáveis. As baterias substituirão os geradores a diesel e gasolina usuais, resultando em uma redução significativa da pegada de carbono em todas as apresentações ao vivo da banda britânica.
O conjunto de baterias será recarregado usando uma variedade de fontes renováveis, incluindo instalações solares, piso cinético de estádio, bicicletas geradoras de energia e geradores movidos a óleo vegetal hidro tratado. O chão cinético do estádio e as bicicletas irão aproveitar o poder coletivo dos próprios torcedores.
De acordo com a BMW, essas baterias de automóveis elétricos são as primeiras em todo o mundo a serem adequadas para uso em segunda vida. No Brasil, a montadora alemã apresentou recentemente uma estação de abastecimento para veículos elétricos que utiliza módulos do modelo i3 e placas de energia solar. Nesse caso, no entanto, os módulos das baterias podem ser reutilizados para esta solução de recarga, antes de serem reciclados.
“Estamos orgulhosos em fazer parceria com a BMW para criar a primeira bateria recarregável para shows do mundo - o que nos permitirá alimentar nossos shows quase que inteiramente com energia limpa e renovável”, afirma Chris Martin, do Coldplay. A banda britânica também cedeu a música “Higher Power” para o vídeo promocional dos novos modelos elétricos BMW iX e i4, que serão vendidos no Brasil.
“Uma consciência comum de sustentabilidade levou, durante os últimos anos, a um processo de co-criação intensivo e criativo entre a BMW e o Coldplay. “Com o uso de baterias de segunda vida de veículos BMW i3, agora estamos ajudando a turnê mundial do Coldplay a se tornar ainda mais sustentável”, enfatiza Jens Thiemer, Vice-Presidente Sênior de Cliente e Marca BMW.