Volkswagen antecipa os novos Golf GTE híbrido, GTI e GTD
Três novos Golf, com três sistemas de motor diferentes, foram revelados na Europa. Estreia será no Salão de Genebra. Veja galeria de fotos
A Volkswagen decidiu acabar com os mistérios que haviam sobre os novos Golf da família GT. Depois de alguns vazamentos na imprensa, o fabricante alemão divulgou hoje as imagens completas dos novíssimos Golf GTE, Golf GTI e Golf GTD. Dos três, somente o Golf GTE (híbrido plug-in) é vendido no Brasil, mas na geração antiga (VII). As siglas GTI. GTD e GTE têm muita história na Volkswagen. Dos três Golf, o primeiro a surgir foi o GTI, há 44 anos. Depois veio o GTD, em 1982, e finalmente o GTE, em 2014. Veja as novidades de cada versão.
Golf GTI. Um carro se torna um ícone quando seu DNA e caráter de design permanecem reconhecíveis por décadas -- como é o caso do Golf GTI. Por 44 anos, a Volkswagen reinventa esse ícone de carros esportivos e compactos -- de uma geração para a outra. A oitava geração do Golf GTI está comemorando sua estréia. Recém-projetado e desenvolvido -- totalmente digitalizado e em rede. O novo Golf GTI é equipado com um motor 2.0 turbo de injeção direta de 245 cv (180 kW). O torque máximo é de 370 Nm. O motor de quatro cilindros é acoplado a uma caixa manual de seis velocidades como padrão. Opcionalmente, está disponível o câmbio de dupla embreagem de sete velocidades (DSG).
Golf GTE. O sistema híbrido plug-in do Golf GTE é composto por um motor TSI de quatro cilindros de 150 cv (110 kW), um motor elétrico de 115 cv (85 kW), uma caixa de câmbio DSG de seis velocidades e uma nova bateria de lítio. O trem de força fornece uma potência combinada de 245 cv (180 kW) e torque máximo combinado de 400 Nm. Comparado com o seu antecessor (à venda no Brasil por R$ 199.990), o alcance totalmente elétrico aumentou para cerca de 60 km. O aumento na autonomia elétrica foi alcançado com melhorias na aerodinâmica do Golf e com o aumento da capacidade de energia da bateria em 50% (agora é de 13 kWh). O Golf GTE pode ser conduzido a velocidades de até 130 km/h no modo totalmente elétrico.
Golf GTD. O carro esportivo de longa distância possui um motor 2.0 TDI (turbodiesel) de quatro cilindros com uma potência de 200 cv (147 kW). O motor do Golf GTD tem torque máximo de 400 Nm. O TDI já libera essa potência em rotações muito baixas do motor. Como em todos os motores a diesel turboalimentados do novo Golf, o sistema de acionamento do Golf GTD está vinculado a dois conversores catalíticos SCR (redução seletiva) conectados em série. Este novo sistema SCR de dosagem dupla com injeção dupla de AdBlue reduz bastante as emissões de óxido de nitrogênio em comparação com seu antecessor. A Volkswagen oferece o Golf GTD com uma caixa DSG de sete marchas e embreagem dupla como padrão. Há alguns anos a Volkswagen esteve envolvida num escândalo de manipulação dos valores de emissão dos motores a diesel, por isso a preocupação do fabricante em melhorar esse tipo de motor.
A Volkswagen não quis esperar a nova geração do Golf para marcar sua estreia no mercado de carros eletrificados. O Golf GTE da geração anterior, um híbrido plug-in de 204 cv de potência combinada, começou a ser vendido pela internet em novembro; este ano chegou às concessionárias. Com a produção do Golf encerrada no Brasil e no México, a VW do Brasil aproveitou a “lei dos 99 carros”, que permite a importação de até 99 unidades/ano com vantagens fiscais, para encomendar um lote de 99 Golf GTE da matriz alemã. Assim, o Golf GTE vem direto de Volfsburg por R$ 199.990. Não há opcionais. Mas, para mostrar que o carro marca uma nova era, junto com o Golf GTE a Volks está vendendo um patinete elétrico (R$ 3.399) e uma bicicleta elétrica (R$ 11.499). Veja abaixo a galeria de fotos com os novos Golf GTE, GTI e GTD, que, por enquanto, não serão vendidos no Brasil.