Volkswagen Up muda estratégia e agora só carrega 4 pessoas
Com vendas baixíssimas, Up chega à linha 2021 reinventado: só uma versão (1.0 TSI) e homologado para quatro pessoas, mas está bem equipado
A Volkswagen tenta de tudo para salvar o Up no mercado de subcompactos. Na véspera de Natal, a marca divulgou a nova configuração do Up modelo 2021. Nem sequer se trata de uma linha, pois o carro que chegou com inúmeras (e confusas) versões em 2014, agora foi reduzido a uma versão: Xtreme 170 TSI. Não há opcionais, pois a ideia é virar o jogo e tornar a compra o mais fácil possível.
A única coisa que o cliente pode escolher no Up 2021 é a cor. Se optar pelas sólidas Preto Ninja, Branco Cristal ou Vermelho Flash, não paga adicional e o Up sai por R$ 60.090. Se quiser as metálicas Cinza Platinum ou Prata Sirius, que custam R$ 1.570, o Up passa a ter um preço de R$ 61.660. A denominação 170 TSI refere-se ao torque (arredondado para cima) do motor 1.0 turbo.
O carro vem "completinho de fábrica”, segundo a Volkswagen, porém isso não inclui multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, mas sim o sistema de som Composition Phone, que traz quatro alto-falantes, dois tweeters e antena no teto. Também há suporte para smartphone, como sempre.
Outra grande novidade do Volkswagen Up 2021 é que ele agora é homologado para apenas quatro pessoas. Há até um aviso no meio do banco traseiro indicando que o lugar não deve ser ocupado por passageiro, pois não tem sequer cinto de segurança. Com a mudança, o fabricante não precisa investir para cumprir uma nova legislação que exige cinto de três pontos para os cinco passageiros. Entra, portanto, numa nova categoria e tem menos custos na produção e comercialização do carro. Mesmo assim, o Up 2021 subiu de preço em relação ao modelo anterior.
O Up Extreme 1.0 TSI modelo 2021 custa R$ 3.000 a mais do que o Up Connect 170 TSI da linha 2020, que deixou de ser produzido. A versão MPI, com motor 1.0 aspirado, que custava R$ 51.590, também saiu de catálogo. Em 2020, o Up teve seu pior ano de vendas -- isso porque a Volkswagen parou a produção do carro homologado para cinco passageiros, esperando acabar o estoque para retomar a produção com o novo Up 2021, para quatro pessoas. Talvez ainda seja possível encontrar um dos últimos Up de cinco lugares nas concessionárias.
JUL | AGO | SET | OUT | NOV | DEZ | ANO |
1.014 | 914 | 546 | 274 | 93 | 24 | 6.898 |
Apesar de todas essas mudanças, algumas positivas, outras negativas, o Volkswagen Up continua sendo, disparado, o melhor carro de seu segmento. Seus concorrentes são o Renault Kwid e o Fiat Mobi, que estão muito abaixo do modelo da Volkswagen em termos de segurança, eficiência e qualidade construtiva. O Volkswagen Up ganhou cinco estrelas do Latin NCAP no teste realizado em 2014.
O novo Up para quatro pessoas traz duplo airbag frontal, sistema Isofix, Top Tether, alerta sonoro e visual de não utilização do cinto de segurança, freios com ABS (antitravamento das rodas), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e ESS (alerta de frenagem de emergência) além de controle de tração e luzes de condução diurna (DRL). O banco traseiro tem encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os dois passageiros.
O Up Xtreme tem uma pegada mais “aventureira” e tem bom nível de equipamentos. Destaque para direção com assistência elétrica, volante multifuncional, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista e coluna de direção com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, chave tipo canivete, alarme com comando remoto, rodas de liga leve de 15”, travas, vidros dianteiros e espelhos elétricos.
Visualmente, o Up nunca provocou suspiros na passarela. Mas a Volkswagen do Brasil tenta fazer o melhor que pode com o carro concebido na Alemanha. Assim, o Up Xtreme 2021 tem faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, friso duplo na grade dianteira, pisca-pisca nos retrovisores, maçanetas na cor do veículo, para-choque dianteiro com área central em preto brilhante, rack de teto longitudinal em “chrome effect” e tampa do porta-malas pintada em preto com abertura elétrica “push button”.
O motor escolhido (felizmente) é o ótimo EA 211 1.0 TSI de três cilindros. Trata-se de um motorzinho turbo flex muito eficiente, com injeção direta de combustível, que desenvolve 101/105 cv (gasolina/etanol) e 165 Nm. O torque está 100% disponível já a partir de 1.500 rpm, o que faz do Up 1.0 TSI um ótimo carro na cidade e na estrada. É 1.0, mas parece 1.8, com aceleração de 0 a 100 km/h em bons 9,3 segundos e velocidade máxima de 183 km/h.
O câmbio é manual de cinco marchas MQ200, que é ótimo, com engates fáceis, precisos e curtos. O carro também é curto -- mede apenas 3,645 m de comprimento, o que lhe dá bastante versatilidade no uso urbano. Apesar de ser compacto, o porta-malas é bom, de 285 litros (e pode ser mais porque o banco traseiro é rebatível). A distância entre-eixos é de 2,421 m. O carro mede 1,910 m de largura e tem 1,504 m de altura.
A qualidade do carro nunca foi o problema do Volkswagen Up, que merecia ter melhores vendas. Trata-se de um ótimo automóvel em sua categoria. Porém, ele sempre teve alguns problemas que impediram seu sucesso. A comunicação inicial foi pouco eficiente e distante da realidade dos brasileiros, a oferta de versões era extremamente confusa e, pior de tudo, o carro sempre foi caro.
Agora a Volkswagen tenta de novo. Resta saber como o conservador (e desmonetizado) consumidor brasileiro irá reagir a um carro que custa R$ 60.090, carrega apenas quatro pessoas e não traz central multimídia completa.