Volvo e BMW dominam mercado de híbridos plug-in
Somente modelos da sueca Volvo e da alemã BMW aparecem no ranking mensal e anual dos carros híbridos plug-in
Só da Volvo e BMW no mercado de híbridos plug-in, que tem se tornado cada vez mais atraente no Brasil. As marcas de luxo sueca e alemã dominaram o ranking de vendas de setembro e são as mais vendidas também no acumulado do ano. Os números foram divulgados com exclusividade pela Bright Consulting para o Guia do Carro.
P | SET | V | ANO | V |
1 | Volvo XC60 | 443 | Volvo XC60 | 2.660 |
2 | Volvo XC40 | 135 | Volvo XC40 | 2.141 |
3 | BMW X3 | 104 | Volvo XC90 | 755 |
4 | Volvo XC90 | 100 | BMW X3 | 577 |
5 | BMW 330e | 82 | BMW X5 | 501 |
Como demonstra a tabela acima, o Volvo XC60 é o líder do segmento. Em setembro, sua vitória foi bastante folgada, ampliando a diferença para seu irmão menor, o XC40, que agora participa também do segmento de veículos totalmente elétricos. Em setembro, a participação dos híbridos plug-in no segmento de eletrificados foi de 37,8% com 1.049 carros vendidos. No ano, os PHEV representam 33,9% com 8.384 vendas totais.
A alíquota de importação para carros híbridos varia de 2% a 35%, dependendo de sua eficiência energética. Segundo Cassio Pagliarini, consultor da Bright Consulting, a maior parte deles fica entre 2% e 5%, o que se torna um bom negócio para o importador. “Esta redução gigantesca no imposto de importação passou a patrocinar o conteúdo tecnológico mais caro com propulsão elétrica, baterias e soluções híbridas”, afirma Pagliarini.
O segmento de carros híbridos tem ainda mais duas categorias: híbridos comuns (o próprio carro regenera energia e carrega a bateria) e híbridos leves. O maior volume encontra-se exatamente aqui. Somados, eles representam mais de 60% do segmento (quase tudo nos híbridos comuns, pois é onde atua os modelos da Toyota, que são produzidos no Brasil).