Volvo terá SUV cupê elétrico na próxima geração de carros
Revista inglesa afirma que a marca sueca vai modificar o design dos SUVs para adequá-los ao mundo dos elétricos. Teto deverá ser mais baixo
A Volvo planeja aderir à tendência de design que leva os SUVs ao estilo cupê. Talvez seja um pouco exagerado falar em SUV cupê, mas a ideia da marca sueca é repensar o desenho dos carros para sua nova geração de elétricos. A informação está na revista inglesa Auto Express, que fez uma entrevista exclusiva com Robin Page, vice-presidente sênior de design da Volvo, e também publicou uma projeção de como seria o novo carro.
Page considera o atual formato dos SUVs incompatível com o novo mundo dos carros elétricos. Por isso, a estratégia da Volvo será desenvolver modelos mais sofisticados e com foco na aerodinâmica. A Volvo planeja lançar um veículo elétrico totalmente novo, todos os anos, até 2025.
“Mudar para a eletrificação nos dá a oportunidade de repensar o que são carros. Estamos mais abertos a não apenas repetir o que fizemos antes, mas também a olhar para as oportunidades em carros maiores e menores ", disse Page ao jornalista Jonathan Burn, da Auto Express. "Como uma equipe de design, estamos sempre explorando além do óbvio e, é claro, com veículos elétricos, traz oportunidades e desafios em termos de aerodinâmica e equilíbrio com as necessidades das pessoas em termos de espaço."
O principal ponto em discussão dentro da área de design da Volvo é a altura dos SUVs. O teto é muito alto e isso prejudica a aerodinâmica. E este é um problema crucial quando se trata de veículos elétricos, até porque a empresa precisa atingir algumas metas de CO2. No curto prazo, o próximo carro totalmente elétrico da Volvo será o XC90 de terceira geração. No mercado brasileiro, o XC90 tem uma importante participação entre os veículos híbridos plug-in de luxo.