Volvo XC40 Plug-in Hybrid estreia e já tem fila de espera
SUV compacto premium custa R$ 245.950 e antecipa estratégia da Volvo para 2021: vender somente carros eletrificados. Novo XC40 tem 262 cv
A Volvo não não quer saber de pandemia ou de crise. A marca sueca não mudou sua estratégia para o mercado brasileiro e, por volta da metade do ano que vem, só venderá carros eletrificados no Brasil. O carro que marca essa drástica virada dos motores a combustão para o sistema híbrido é o Volvo XC40. Não por ser o primeiro a chegar, mas por ser o mais acessível. O novo XC40 Plug-in Hybrid foi apresentado nesta terça (16) em São Paulo e custa R$ 245.950.
O XC40 Plug-in Hybrid chega inicialmente na versão topo de linha R-Design. O sistema híbrido utiliza um motor 1.5 turbo a gasolina de 180 cv e um motor elétrico de 82 cv. A potência combinada é de 262 cv. O torque combinado é de ótimos 425 Nm para o porte do carro. Com esse conjunto híbrido inédito, o Volvo XC40 Plug-in Hybrid T5 acelera de 0-100 km/h em bons 7,3 segundos. O motor a combustão interna é compacto, de apenas três cilindros, e trabalha com um câmbio automático de sete marchas. A velocidade máxima é de 205 km/h.
A versão R-Design é a única a usar o motor T5 híbrido. Por enquanto, a Volvo ainda vende mais duas versões com o motor T4 a gasolina de 190 cv: Inscription (R$ 219.950) e Momentum (R$ 199.950). Mas o plano da Volvo é ter 100% de seus carros eletrificados no Brasil a partir de julho de 2021. Com o XC40, toda a linha de SUVs tem opção híbrida plug-in (começou com o XC90 e foi seguida pelo XC60).
“O XC40 Plug-In Hybrid é mais um produto que faz parte do posicionamento global da marca em ter ao menos uma versão híbrida em todos os modelos comercializados no Brasil, marcando o fim histórico de carros que só possuem propulsor a combustão”, comentou João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil. “Já estamos com o mix de 47% de veículos híbridos e seguimos para fechar o ano com esse percentual”, acrescenta Camila Mateus, diretora de marketing da Volvo Car Brasil. “Nossa ambição é ter 100% da gama eletrificada já no ano que vem.”
O XC40 T5 R-Design traz todas as características dos modelos Volvo, vem com duas telas TFT. O painel de 12,3” é personalizável e está integrado com a central multimídia de 9” com Apple Car Play e Android Auto. O carro é equipado com carregamento de smartphone por indução. O sistema de som traz a tecnologia Air Woofer, que oferece graves precisos e poderosos. O sistema de áudio Harman Kardon Premium Sound tem 600W de potência e 13 alto-falantes.
O novo XC40 Plug-In Hybrid conta com os melhores sistemas de segurança dos veículos Volvo. A praticidade também mereceu atenção do fabricante. A abertura e fechamento elétrico do porta-malas com Hands-Free facilita para guardar compras e demais objetos. Por dentro, ar-condicionado Dual Zone e bancos elétricos esportivos (revestidos em couro e nobuck) proporciona conforto com elegância. A versão R-Design traz sistema de alerta de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.
O modelo é equipado com rodas de liga leve de 20” (pneus 245/45), espelhos rebatíveis com sistema antiofuscante, sistema de abertura Keyless e câmera traseira de estacionamento. O teto é preto. Segundo a Volvo, a manutenção do XC40 Plug-in Hybrid tem os seguintes preços de revisão: R$ 949 aos 10.000 km, R$ 1.899 aos 20.000 e R$ 949 aos 30.000. O carro já tem 250 unidades pré-vendidas e fila de espera. Somente mais 250 ou 300 unidades chegarão a partir de agosto.
Para os usuários de carros híbridos plug-in, a Volvo já oferece 268 pontos de recarga no Brasil. A meta é chegar a 500 pontos, mas o tempo vai depender da evolução do país no combate à pandemia de coronavírus. As baterias de íons de lítio têm capacidade de 10.7 kWh, que permitem uma autonomia de 47 km no modo Pure (totalmente elétrico). O carro possui um tecla Hold que permite ao motorista bloquear o uso da bateria e uma tecla Charge para recarregar ⅓ da bateria com o uso do motor a combustão interna. A garantia da bateria é de cinco anos; do carro é de dois anos.