Volvo XC60 2022 estreia novo visual e já custa R$ 400 mil
Modelo mais vendido da Volvo no Brasil, XC60 teve mudanças pontuais no design e de conectividade; SUV traz motor híbrido plug-in de 407 cv
A linha 2022 do Volvo XC60 acaba de chegar ao Brasil com novidades importantes. A montadora sueca anunciou na última terça-feira (9) o lançamento da versão reestilizada do SUV médio, que é o modelo mais vendido da Volvo no país. Além das mudanças no visual, o Volvo XC60 também ganhou novos recursos tecnológicos. O SUV já está disponível nas concessionárias da Volvo em quatro versões, com preços a partir de R$ 399.950.
Por fora, o Volvo XC60 recebeu mudanças pontuais. Na dianteira, o para-choque é novo, e recebe um desenho único e exclusivo para cada uma das quatro versões: Recharge Inscription Expression, Recharge Inscription, Recharge R-Design e Polestar Engineered. A grade cromada também teve mudanças, e traz um novo design com aletas verticais. Na lateral, a única mudança são as rodas de liga leve com design inédito, que podem variar de 19’’ a 22’’ dependendo da versão.
Na traseira, o para-choque traseiro conta com saídas de escapamento escondidas, enquanto as lanternas ganharam acabamento escurecido. Com quatro novas opções de cores, os consumidores agora têm um total de oito opções disponíveis: Platinum Grey, Silver Dawn, Denim Blue, Thunder Grey, Crystal White, Pine Grey, Onyx Black e Fusion Red.
“O XC60 é uma referência para a Volvo Cars e um veículo que estamos sempre buscando inovar e oferecer ainda mais para nossos clientes. Essas atualizações que chegam para o modelo 2022 reforçam nosso compromisso com a sustentabilidade e em oferecer produtos atuais e ainda mais tecnológicos”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.
O novo Volvo XC60 também ganhou novidades no interior. O painel de instrumentos digital traz novas opções de visualização, incluindo a projeção do mapa do percurso. O destaque, no entanto, fica para a nova central multimídia desenvolvida em parceria com a Google, que roda o sistema Android. O recurso estreou no Brasil no XC40 elétrico, e agora também equipa o XC60. Ele traz como diferencial o suporte aos aplicativos e serviços da Google, e também tem as funções Android Auto e Apple CarPlay.
Outra novidade para o XC60 é o avançado sistema de purificação de ar, o Advanced Air Cleaner PM 2,5, que filtra contaminantes que chegam à cabine. A filtragem é realizada por meio de ionizadores de ar e forças eletrostáticas, que eliminam e retém as partículas, eliminando cerca de 95% das partículas com dimensões menores que 2,5 micrômetros. E seguindo a nova diretriz da Volvo de não utilizar mais couro, o XC60 conta com as opções de estofamento em mescla de lã e poliéster reciclado Midnight Zinc ou Slate.
Dentre os novos itens de série, o Volvo XC60 inclui câmera 360º, head-up display e carregador por indução para smartphones. Já em relação aos equipamentos de segurança, o modelo vem equipado com a mais recente plataforma de sensores ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) da Volvo, com destaque para dois novos recursos de assistência ao condutor. O Ready to Drive, que emite um alerta caso o trânsito à frente ande e o motorista ainda não tenha partido com o veículo. E o Emergency Stop Assist de frenagem automática de emergência.
Sob o capô, nada muda. Todas as versões do Volvo XC60 são equipadas com conjunto híbrido plug-in formado por um motor 2.0 turbo a gasolina associado a um propulsor elétrico. Juntos, eles oferecem 407 cv de potência combinada e 640 Nm de torque. De acordo com a Volvo, o XC60 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, e atinge uma velocidade máxima limitada a 180 km/h. Também há um modo de condução 100% elétrico, que oferece 40 km de alcance graças às baterias de 11,6 Kwh.
Confira abaixo quanto custa cada versão do novo Volvo XC60 no Brasil:
XC60 Recharge Inscription Expression - R$ 399.950
XC60 Recharge Inscription - R$ 429.950
XC60 Recharge R-Design - R$ 439.950
XC60 Polestar Engineered - R$ 466.950