Vídeo com IA muda tudo no tratamento de pressão alta e diabetes
Novo sistema de Tóquio usa IA para detectar pressão alta e diabetes por meio de vídeo, permitindo monitorar a saúde em casa.
Que tal aposentar o velho aparelho de medir pressão? E imagine detectar diabetes sem exame de sangue. Pois a partir de agora já é possível. Só com um vídeo – e Inteligência Artificial, claro.
Vem de Tóquio o novo sistema, que usa uma câmera de alta velocidade capaz de capturar 150 imagens por segundo. O algoritmo de IA então analisa o vídeo, focando em 30 regiões na face e na palma da mão do paciente.
A precisão já é impressionante. Esses são os resultados preliminares:
- 94% de precisão na detecção de hipertensão estágio 1;
- 86% de precisão na identificação de pressão arterial acima do normal, a partir de um vídeo de 30 segundos;
- 75% de precisão na identificação de diabetes em comparação com os exames de sangue tradicionais.
Um dos aspectos mais transformadores desta tecnologia é permitir que cada um de nós monitore sua saúde em casa. Ou em qualquer lugar.
Ryoko Uchida, pesquisadora da Universidade de Tóquio e autora do estudo, diz que esta facilidade permitirá a detecção e tratamento mais precoces de pressão alta e diabetes.
Ainda é “só” um projeto acadêmico. Mas é o tipo de avanço tão prático e útil que há de ganhar o mundo rapidamente.
Uchida tem uma visão do futuro: “A câmera que usamos é um protótipo, mas ela poderá no futuro ser substituída por um sensor barato, que poderá ser colocado no espelho do banheiro ou até vir no celular.”
(*) Alex Winetzki é CEO da Woopi e diretor de P&D do Grupo Stefanini, de soluções digitais.