Fotoproteção osmorregulatória: proteja a pele antes do filtro solar
Na medida em que os casos de câncer de pele e as preocupações com o fotoenvelhecimento aumentam no mundo, muitos especialistas reforçam a importância de proteger a pele antes mesmo da fotoproteção.
“É o que foi chamado de fotoproteção biológica ou fotoproteção osmorregulatória, com a inclusão de substâncias antioxidantes aplicadas previamente ao protetor solar com o objetivo de evitar os danos oxidativos causados pela radiação ultravioleta. É importante destacar que esses danos são cumulativos e podem gerar manchas, rugas, flacidez, enfraquecimento da barreira cutânea, mutações no DNA celular e até câncer de pele. Encontrar meios de aumentar a proteção solar principalmente para pacientes que não reaplicam o protetor solar virou uma das maiores preocupações dermatológicas”, explica a farmacêutica Patrícia França, gestora científica da Biotec Dermocosméticos.
De acordo com a farmacêutica, a fotoproteção biológica refere-se a estratégias e mecanismos naturais que os organismos vivos utilizam para se protegerem contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) do sol.