Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
Oferecimento Logo do patrocinador

Por que aumentaram tanto os divórcios após os 50? Especialista responde

30 mar 2025 - 18h52
Compartilhar

Dados do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que cerca de 30% dos divórcios registrados no país nos últimos anos envolvem casais com mais de 50 anos. O chamado “divórcio cinza”, termo que define as separações a partir desta faixa etária, vem se tornando uma tendência crescente no país, puxado, principalmente, pelo aumento da expectativa de vida e a busca por realização pessoal, fatores que impulsionam cada vez mais indivíduos a reavaliar suas relações na maturidade.

Com os filhos já criados e a estabilidade econômica consolidada, a decisão de se divorciar na maturidade é vista como uma oportunidade para recomeçar. No entanto, o processo exige atenção especial em questões como partilha de bens e planejamento sucessório, como ressalta a advogada Ariadne Maranhão, especialista em direito de família e sucessões. 

“A longevidade e a independência financeira são fatores determinantes para essa tendência de separação após os 50 anos. Mas, junto a esse fenômeno precisamos considerar que muitos casais acumularam patrimônio ao longo dos anos e a divisão desses bens precisa ser feita de forma justa e transparente para preservar os direitos de ambas as partes”.

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade