Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fiat 500: Conheça a trajetória desse ícone no Brasil

Há 15 anos o icônico Fiat 500 desembarcava em terras brasileiras. Com um estilo retrô, mas sem deixar a tecnologia de lado

31 out 2024 - 11h07
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Icônico, o Fiat 500 se reinventou ao longo dos anos, inclusive com a sua versão elétrica. Conheça a trajetória do modelo no Brasil.

Em outubro de 2009, o Brasil recebeu o Fiat 500, um ícone da indústria automotiva que conquistou os consumidores com seu design retrô e estilo italiano, rapidamente se tornando um queridinho nas ruas. Combinando modernidade e nostalgia, o Fiat 500 trazia uma proposta única e diferenciada para o mercado de carros compactos urbanos.

Duas gerações do Fiat 500 demonstram a transição do modelo a combustão para o elétrico.
Duas gerações do Fiat 500 demonstram a transição do modelo a combustão para o elétrico.
Foto: Divulgação Stellantis

A combinação de tradição e inovação

Inspirado no clássico Nuova 500, que fez história na Itália entre 1957 e 1975, o Fiat 500 foi relançado no Brasil com um pacote de itens que chamava atenção pela sofisticação. Entre os destaques, estavam direção elétrica Dual Drive, ar-condicionado digital, sete airbags e controle de estabilidade (ESP). Com esses recursos, o modelo oferecia uma experiência segura e confortável para um público urbano que prioriza a sofisticação.

Pioneiro em segurança e tecnologia

A Fiat inovou com o Fiat 500, que foi o primeiro carro da marca a chegar ao Brasil com Hill Holder, um sistema de assistência em rampas, e também o primeiro a oferecer sete airbags de série, junto ao controle de estabilidade. Desde o início, o modelo trouxe segurança e praticidade para os motoristas.

Em 2021, o Fiat 500 entrou em uma nova fase no Brasil com a versão totalmente elétrica, o Fiat 500e, tornando-se o primeiro modelo 100% elétrico da Fiat disponível no país. Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat na América do Sul, afirma que o modelo “é um ícone que traduz o DNA da Fiat. Com a versão elétrica, ele agora também simboliza o nosso compromisso com a sustentabilidade e a mobilidade do futuro”.

Fiat 500e é a eletrificação de um ícone da marca italiana.
Fiat 500e é a eletrificação de um ícone da marca italiana.
Foto: Divulgação Stellantis

Desempenho e foco no futuro da mobilidade

Em sua terceira geração, o Fiat 500e foi desenvolvido com a nova plataforma Mini EV, que o deixou maior, mais conectado e com tecnologias inéditas para o segmento. O motor elétrico do 500e entrega uma potência de 87 kW (equivalente a 118 cavalos), com um torque de 220 Nm, proporcionando uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 9 segundos. A retomada de 60 a 100 km/h ocorre em 4,8 segundos, garantindo uma performance que impressiona.

Com a nova versão elétrica, o Fiat 500 reforça sua posição como um ícone atemporal, unindo o charme do design italiano com as tecnologias que atendem às demandas de uma mobilidade mais sustentável. O Fiat 500e representa, assim, a evolução do clássico, pronto para conquistar novos consumidores e consolidar seu papel no cenário automotivo do futuro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade