Bebê é única no mundo a possuir doença de Benjamin Button
Isla Kilpatrick, de 2 anos, possui displasia mandibuloacral, que causa envelhecimento das células e a faz parecer mais velha
Uma menina inglesa de apenas dois anos é a única pessoa do mundo diagnosticada com uma doença parecida com a de Benjamin Button, personagem do filme de 2009. Na narrativa, o homem já nasce idoso. O caso da pequena Isla Kilpatrick Screaton é ainda mais raro, pois a menina não se encaixa em nenhuma das categorias da doença, a displasia mandibuloacral.
A doença da menina inglesa causa envelhecimento rápido das células, o que faz com que ela pareça muito mais velha do que realmente é. Desde que nasceu, Isla tem problemas cardíacos e precisa fazer o uso de traqueostomia, pois também tem dificuldade para respirar.
A mãe da menina, Stacey, disse ao jornal Mirror que só descobriu a doença da filha após o nascimento. Depois que foi cortado o cordão umbilical, Isla não conseguia manter o nível de oxigênio e ficou cinco dias internada na UTI em coma induzido.
Atualmente, Isla começou a engatinhar, mas ainda tem dificuldade para falar e se comunica através de sinais. O pai da menina, Kyle, contou ao jornal Mirror que ainda não sabem como lidar com o caso raro de sua filha, já que nem os médicos entendem muito sobre a condição.
"Ficamos um pouco no escuro. Disseram que a displasia mandibuloacral geralmente tem dois tipos, A ou B. Mas Isla não se enquadra em nenhuma dessas categorias, por isso não sabemos completamente onde estamos. Apenas aceitamos e estávamos vivendo o dia a dia", fala Kyle.
Apesar das dificuldades, os pais afirmaram que a menina é feliz, comunicativa, inteligente e adora brincar com sua irmã de 7 anos, Paige. Além disso, na brincadeira, o pai conta que chama Isla de avó.
Conheça outras doenças raras
Síndrome de Kawasaki: sintomas, tratamentos e causas
Sindrome de Rett: sintomas, tratamentos e causas
Síndrome de Guillain-Barré: sintomas, tratamentos e prevenção