Brincar com cachorros pode proporcionar alivio das tensões por 10 horas
Pesquisa mostra que terapia com cães diminui niveis de estresse e aumenta a sensação de felicidade
Cachorros são seres que chamam atenção pelo encantamento. De forma que é difícil uma pessoa não abrir um sorriso de canto de boca ou balbuciar o famoso "oun" quando vê um pet passeando pela rua. Mas uma pesquisa realizada pela Universidade da Columbia Britânica descobriu que o contato com os cachorros tem o potencial de proporcionar alívio contra as tensões por cerca de 10 horas.
Para a realização do estudo, os pesquisadores recrutaram um grupo de estudantes universitários e realizou algumas sessões de cão-terapia com eles. Durante as sessões os participantes podiam ter contato com um número entre 7 e 12 cachorros durante uma hora. Além disso, os universitários também precisavam preencher um questionário antes e depois de participar da terapia com cães.
Os pesquisadores descobriram que os participantes relataram reduções significativas nos níveis de estresse, bem como uma maior sensação de felicidade e energia logo após a sessão. Além disso, os cientistas descobriram que mesmo 10 horas depois os alunos ainda relataram uma emoção ligeiramente menos negativa, sentindo-se mais apoiados e menos estressados, em comparação com os alunos que não participaram da sessão de terapia canina.
Em pesquisas anteriores os cientistas haviam descoberto que estudantes do sexo feminino haviam se beneficiado das sessões com cães terapêuticos mais do que estudantes do sexo masculino. Porém, neste estudo, os pesquisadores descobriram que os benefícios eram iguais entre os dois grupos.
Outros benefícios
Essa não é a primeira que cientistas descobrem os benefícios para a saúde mental proporcionados pelo contato com cachorros. Psicólogos das universidades de Miami e de St. Louis, nos Estados Unidos, descobriram que os animais de estimação trazem benefícios reais ao bem-estar dos donos. A pesquisa foi feita em duas etapas, nas quais os especialistas analisaram 368 donos de pets e um grupo de controle, com pessoas sem qualquer tipo de bicho de estimação.
Ao final da análise, foi concluído que todas as 368 pessoas que possuíam um animal de estimação, principalmente cachorros ou gatos, eram menos solitárias, tinham uma autoestima mais elevada, eram mais extrovertidas e se aproximavam das pessoas com mais facilidade.
Benefícios de adotar um cachorro
Um estudo realizado pelo Departamento de Psicologia Experimental da USP mostrou que o convívio com um pet fortalece o sistema imunológico de crianças e adultos, diminui os níveis de estresse e incidência de doenças comuns, como resfriados, por exemplo. "Os animais nos ensinam a cuidar do próximo, ter responsabilidade, dar sem esperar nada em troca, e mostram o que é o amor incondicional. Muitas vezes não conseguimos esse tipo de relação com outros seres humanos, pois os laços podem ser recheados de interesse. Com os bichos podemos aprender a nos relacionar melhor e colocar isso em prática com outras pessoas", afirma a psicóloga Cecília Zylberstajn.
E as vantagens não param por aí. "Pesquisas mostram que pessoas que têm cães, por exemplo, apresentam menos problemas de saúde. A causa disso é um estilo de vida menos sedentário. Ao levar o animal para caminhar, a pessoa se exercita diariamente e tem maior bem-estar", complementa Cecília.
A veterinária Vanessa Requejo, da CãoMinhando, diz que ao acariciar e se divertir com o bicho, um adulto libera endorfina, que ajuda a aliviar o estresse. Já os passeios e caminhadas dão condicionamento físico.