Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cresce o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Novo coronavírus é considerado uma emergência global e requer novas medidas para conter a transmissão entre pessoas

31 jan 2020 - 19h50
(atualizado em 16/3/2020 às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de casos suspeitos do novo coronavírus no Brasil saltou de 9 para 12, conforme anúncio do Ministério da Saúde nesta sexta-feira (31). As ocorrências estão sob investigação para confirmação ou descarte da enfermidade, classificada como emergência global.

Número de casos suspeitos de coronavírus aumenta no Brasil e no mundo - Foto: Shutterstock
Número de casos suspeitos de coronavírus aumenta no Brasil e no mundo - Foto: Shutterstock
Foto: Foto: Shutterstock / Minha Vida

Os casos suspeitos atuais foram notificados em cinco Estados brasileiros e são os seguintes:

Atualização de casos suspeitos

No dia anterior, o Ministério havia divulgado outro balanço de números e regiões com casos suspeitos. Contudo, foram descartados clinicamente dois casos em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro. Entraram nas estatísticas seis novos registros, sendo cinco em SP e um em SC.

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o Brasil segue em nível de perigo iminente para a doença. Ou seja, como existem casos suspeitos, o país está em estado de alerta.

Como é considerada uma suspeita de coronavírus

Para ser considerado um caso suspeito do novo coronavírus, o paciente deve se enquadrar nas atuais diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). É preciso que a pessoa preencha, necessariamente, os três requisitos abaixo:

  • Apresentar febre
  • Apresentar ao menos um sinal ou sintoma respiratório (como tosse, falta de ar ou dificuldade para respirar)
  • Ter estado na China nos 14 dias antes dos primeiros sintomas surgirem

Testes para identificar coronavírus

A partir da próxima semana, exames para diagnóstico do novo coronavírus serão realizados por três laboratórios especializados no Brasil: Fiocruz (RJ), Instituto Adolfo Lutz (SP) e Instituto Evandro Chagas (PA).

Já casos suspeitos graves serão encaminhados para hospitais de referência dos Estados em que os pacientes se encontram. A lista das unidades em questão ainda será publicada pelo Ministério da Saúde.

Novas medidas para prevenção

Em paralelo aos testes, foi ativado o Grupo Executivo Interministerial de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional (GEI-ESPII).

O grupo será responsável por articular ações para enfrentar o novo coronavírus em âmbito nacional e internacional, bem como definir critérios locais para acompanhamento dos casos.

Conforme anunciado em coletiva, as demais medidas já adotadas pelo Ministério da Saúde estão em acordo com as orientações da OMS e continuarão a ser realizadas.

Emergência global

O novo coronavírus teve seu nome oficial definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que passa a chamá-lo de "2019-nCoV doença respiratória aguda" ou, de forma reduzida, 2019-nCoV.

Além disso, o status da patologia foi atualizado pelas autoridades internacionais. Antes encarada como um surto local, agora é considerada como uma emergência global devido ao número de países infectados e pela alta facilidade de contágio, uma vez que a doença é transmitida de pessoa para pessoa.

Quase 10 mil casos do novo coronavírus já foram confirmados no mundo em 26 países. Desse total, foram contabilizadas 222 mortes, todas notificadas dentro do território da China. Veja em detalhes:

O que se sabe sobre o novo coronavírus

Confira o que de fato é o coronavírus e o quanto devemos nos preocupar

Entenda por que o coronavírus tem se espalhado tão rapidamente

Veja detalhes das medidas adotadas no Brasil para combater o vírus

Minha Vida
Compartilhar
Seu Terra