Iniciar exercícios depois dos 40 anos reduz mortalidade em até 35%
Nunca é tarde para fazer atividade física: veja ainda exemplos de atividades para cada faixa etária
Tem mais de 40 anos e acha que já passou da idade para começar a praticar exercícios? Então, é hora de abandonar este tabu. Saiba que quem inicia atividade física na meia idade reduz o risco de mortalidade no mesmo nível que pessoas que se exercitam desde a adolescência.
Os dados são de estudo publicado na revista científica de medicina Jama feito com 315.059 participantes. A redução de mortalidade para todas as causas (incluindo doenças cardiovasculares e câncer) àqueles que se exercitam desde a adolescência foi de 29% a 36%. Já para quem começou a se exercitar depois dos 40 anos, esta taxa sobre para 32% a 35%. Porém, a média entre os percentuais é bastante similar para ambos grupos analisados.
Os pesquisadores afirmam que, apesar da prática de atividade física a longo prazo ser importante para diminuir a mortalidade, há evidências de que se tornar ativo mais tarde na vida adulta (entre 40 e 61 anos) também proporciona benefícios à saúde.
Comece agora mesmo
Não é porque as vantagens são iguais que você deva só pensar em se exercitar após os 40 anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a atividade física em qualquer fase da vida reduz taxas de doenças.
A entidade afirma que pessoas sedentárias têm até 30% mais riscos de morte por doenças do coração e diabetes comparadas a quem faz no mínimo 30 minutos de atividade física por dia, cinco vezes por semana, sejam estas moderadas ou vigorosas. A diferença entre ambos os tipos é que a atividade moderada não acelera tanto os batimentos cardíacos e evita deixar a pessoa ofegante; assim, a vigorosa é mais intensa.
Exemplos de atividades físicas moderadas:
- Andar rápido
- Bicicleta (menos de 16 km/hora)
- Dança
- Futebol
- Vôlei
- Golfe
- Hidroginástica
- Canoagem
- Tênis (em dupla)
Exemplos de atividades físicas vigorosas:
- Corrida
- Bicicleta (mais de 16 km/hora)
- Natação
- Aeróbico
- Basquete
- Tênis (individual)
- Pular corda
(Fonte: OMS)
(Fonte: OMS)
Veja o que a OMS recomenda sobre tempo de atividade física para cada faixa etária:
Para benefícios adicionais, como fortalecimento dos músculos, e maior qualidade de vida, a organização recomenda: