Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Macaco é diagnosticado com febre amarela no Zoológico de SP

Secretaria de Saúde aconselha que pessoas que não estão vacinadas evitem visitar o local

12 fev 2019 - 11h43
(atualizado às 12h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Na última sexta-feira (08), a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo informou que um macaco foi diagnosticado com febre amarela no Zoológico de São Paulo, mas já está sendo monitorado em uma área isolada.

Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Reprodução/Shutterstock
Foto: Getty Images / Minha Vida

Devido a ocorrência, a Prefeitura declarou que irá reforçar a campanha de imunização contra a doença na região próxima ao zoológico.

Em nota, o zoológico aconselhou que apenas pessoas imunizadas visitem o local. "Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias, recomendamos que evitem adentrar áreas verdes e usem repelente, roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção", orienta a diretora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.

A vacina contra febre amarela está disponível nos postos de saúde da rede pública e leva até dez dias para garantir a proteção.

"Aos que tomarem a vacina em período inferior a dez dias, recomendamos que evitem adentrar áreas verdes e usem repelente, roupas compridas e de cor clara para reforçar a prevenção", orienta Helena.

O que é febre amarela?

Febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. Os principais sintomas da febre amarela são febre, dor muscular, náuseas e vômitos, perda de apetite e fraqueza. Na fase aguda da doença os sintomas costumam durar entre três e quatro dias e passam sozinhos.

De acordo com balanço divulgado pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, de primeiro de janeiro de 2019 até o momento, foram confirmados 32 casos autóctones de febre amarela silvestre no Estado. Destes, 9 evoluíram para o óbito. Em 2018, houve 502 casos e 175 mortes. Em 2017, foram 74 casos e 38 óbitos.

Entenda quais os fatores de riscos, como tratar e a importância da vacina contra febre amarela!

Minha Vida
Compartilhar
Seu Terra