Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Mãe faz apelo e ganha Netflix exclusivo para filho ver Procurando Nemo

Motivo do desabafo é que a criança tem autismo e o filme fazia parte da sua rotina

8 jan 2019 - 19h20
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mãe alcançou uma conquista inusitada: um Netflix personalizado para seu filho assistir ?Procurando Nemo?.

Mãe faz apelo e ganha Netflix exclusivo para filho ver Procurando Nemo Foto: Reprodução Facebook
Mãe faz apelo e ganha Netflix exclusivo para filho ver Procurando Nemo Foto: Reprodução Facebook
Foto: Getty Images / Minha Vida

Fernanda Torres, mãe de Miguel, de 6 anos, recorreu às redes sociais quando viu que o desenho Procurando Nemo não estava mais disponível na plataforma de streaming Netflix.O apelo da mãe não era à toa, Miguel é uma criança que tem autismo e toda as vezes que pedia à mãe para assistir ao desenho e não conseguia tinha crises.

O problema é que pessoas que têm autismo necessitam seguir uma rotina própria, com rituais específicos. Quando essa rotina é quebrada costuma ser um gatilho para crises. Todas as vezes que Miguel tentava assistir ao desenho e não conseguia costumava chorar e reclamar.

Nos comentários postados no Facebook, a mãe explica que havia tentado colocar o desenho no Youtube. Porém disse que o filho logo protestava, desligando à televisão e dizendo ?netclifes: nemo!?.

Solução personalizada

Entre os comentários postados, um chamou a atenção de Fernanda. O analista de suporte técnico Rodrigo Lima se disponibilizou a compartilhar uma versão personalizada do filme para o menino, incluindo um print do layout do Netflix. Dessa forma, Miguel não se incomodaria em não estar assistindo ao desenho na plataforma.

A conversa entre a mãe e Rodrigo Lima ganhou destaque nas redes sociais e comoveu diversos internautas.

Pessoas com autismo precisam de rotina

O autismo pode ser entendido como um transtorno de desenvolvimento que pode afetar as habilidades de comunicação e interação social. Existem diferentes tipos de autismo e cada um deles apresenta diferentes características de comportamento.

Pessoas que têm essa condição de saúde podem manifestar comportamentos repetitivos e ter extrema dificuldade em lidar com mudanças, ficando estressados, tristes e às vezes até violentos.

A situação vivida por Miguel pode ser um exemplo de como uma mudança na rotina pode afetar negativamente uma pessoa que tem autismo. Vale ressaltar que quando sua mãe pediu ajuda nas redes sociais algumas pessoas disseram que era ?frescura? pedir para incluir novamente o desenho.

Ter a possibilidade de repetir um comportamento possibilita que as pessoas com autismo mantenham o equilíbrio, prevenindo assim os picos de estresse.

Em publicação na sua conta do Facebook ela explica que Miguel gosta de assistir ao desenho umas cinco vezes por dia. De acordo com a mãe, ele havia assistido ao desenho pela última vez no dia 31 de dezembro de 2018. No dia 1º de janeiro saiu do catálogo. A falta do desenho desencadeou choro intenso em Miguel. Além disso, ele reclamava e repetia as falas do filme.

"Algumas pessoas acham que é simples, é só comprar um DVD, é só baixar da Internet. Só quem tem um filho autista sabe o que é uma quebra de padrão, e o Rodrigo simplesmente fez o que ninguém fez, uma atitude linda, me fez chorar de alegria, pois assim que eu fizer o DVD, tenho certeza que meu filho vai ficar muito feliz", conta a mãe.

Minha Vida
Compartilhar
Seu Terra