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Reclamar do chefe e do trabalho é bom para a sua saúde

Reclamar de seu chefe ou daquela função que você não gosta pode trazer grandes benefícios

24 mai 2018 - 19h40
(atualizado em 25/5/2018 às 09h46)
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Muitas vezes em nossa rotina de trabalho, encontramos diversos empecilhos e situações capazes de nos deixar estressados. Em determinado momento, torna-se impossível não reclamar sobre uma coisa ou outra, especialmente quando você sente que precisa desesperadamente desabafar. E ao tirar um peso de suas costas, você pode estar fazendo um grande favor para o seu humor diário.

Foto: iStock

Segundo um estudo publicado pelo periódico Organization Studies, você não precisa se sentir culpado por fazer aquela reclamação com um colega de trabalho, pois isto tem um impacto positivo dentro do ambiente profissional. Para chegar a esta conclusão, a doutora Vanessa Pouthier observou como um grupo de enfermeiras e médicos usavam humor e reclamações em suas reuniões diárias.

A reclamação ainda é um tabu

Por mais que os benefícios de uma dinâmica bem humorada em ambiente de trabalho já estejam sendo amplamente aceitos, quando o assunto é reclamação, as reações são bem diferentes. O assunto ainda é visto como um tabu entre as empresas. Considera-se antiético reclamar sobre as funções e acontecimentos profissionais. Porém, Pouthier acredita que usar a reclamação de maneira correta pode ajudar a construir bons relacionamentos entre funcionários, além de potencializar o rendimento deles.

"Normalmente, as pessoas acreditam que a reclamação não tem valor algum, ou então, pensam que o trabalho não é um lugar apropriado para desabafar", diz um pesquisador da Universidade de Melbourne, instituição responsável por promover o estudo.

Como o estudo foi feito

O grupo de especialistas que a doutora Pouthier observou se tratava de médicos na área de oncologia e enfermeiros que realizavam cuidados paliativos em um hospital dos Estados Unidos. Eles estavam lidando com uma grande quantidade de estresse devido aos casos desafiadores que recebiam diariamente, que muitas vezes envolviam a morte. Outros fatores potencializadores do estresse, eram uma rotina de trabalho inflexível e a pressão extrema.

Pouthier então descobriu que, quando estes médicos desabafavam e reclamavam sobre suas rotinas, seus laços eram fortalecidos. Além disso, eles tinham a sensação de que suas energias estavam recarregadas, pois a equipe conseguia superar acontecimentos negativos através da fala.

Conclusões

"Reclamar e desabafar permite que as pessoas percebam o quanto são parecidas, e como reagem de maneira semelhante aos acontecimentos adversos do dia a dia. Uma das coisas que eu mais admirei nestes rituais de desabafo e reclamação, foi que médicos e enfermeiros encontravam-se em situações em que tinham os mesmos pensamentos e sentimentos", concluiu Vanessa.

Há regras para reclamar

Atente-se sobre o que você irá reclamar. Pode ser antiético reclamar sobre pessoas que estão em seu círculo de trabalho, e ao fazer isto, pode ser gerado um mal-estar geral. Pouthier recomenda que se tente reclamar de assuntos que não estejam relacionados especificamente a alguém que esteja presente no local.

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