São Paulo entra em estado de alerta para dengue tipo 2
A evolução do vírus é mais grave entre pessoas que já contraíram a doença
Foi detectada em 19 cidades de São Paulo a circulação do sorotipo 2 da dengue, o que colocou o Estado em alerta. Até então apenas o sorotipo 1 trafegava nos municípios paulistas desde 2016.
A dengue tipo 2, que antes era considerada hemorrágica, hoje é classificada como dengue grave pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, o risco da dengue tipo 2 é principalmente para pessoas que já tiveram dengue 1, uma vez que essa segunda infecção pode ter uma evolução de maior gravidade.
O governo do Estado afirma que 610 casos de dengue foram contabilizados até o dia 15 de janeiro. Ano passado, foram 888 episódios ao longo do mês inteiro.
"Apesar de não ser ainda a maioria dos casos, a dengue tipo 2 está circulando já de maneira mais consistente nos municípios da região de Araçatuba, São José do Rio Preto e um pouco em Ribeirão Preto", disse o infectologista Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde.
Dentre os 645 municípios de São Paulo, as cidades listadas com circulação do sorotipo 2 são:
- Andradina (DRS de Araçatuba)
- Araraquara (Araraquara)
- Barretos (Barretos)
- Bauru (Bauru)
- Bebedouro (Barretos)
- Catanduva (São José do Rio Preto)
- Espírito Santo do Pinhal (São João da Boa Vista)
- Indiaporã (São José do Rio Preto)
- Ipiguá (São José do Rio Preto)
- Itajobi (São José do Rio Preto)
- Mirassol (São José do Rio Preto)
- Pereira Barreto (Araçatuba)
- Piracicaba (Piracicaba)
- Pirangi (São José do Rio Preto)
- Ribeirão Preto (Ribeirão Preto)
- Santo Antônio de Posse (Campinas)
- São José do Rio Preto (São José do Rio Preto)
- Uchoa (São José do Rio Preto)
- Vista Alegre do Alto (Barretos).
O que é Dengue?
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. É transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. Atualmente, a vacina é a melhor forma de prevenção da dengue. Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em janeiro de 2018, foram registrados menos casos prováveis de dengue em 2017, 252.054 casos contra 1.483.623 em 2016.
Existem quatro tipos de dengue, de acordo com os quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Saiba tudo sobre a transmissão da dengue!