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Alfa Romeo F1 revela seu carro de 2022 por inteiro

Depois de participar dos testes de Barcelona com pintura camuflada, Alfa Romeo mostra as (belas) cores definitivas do C42

27 fev 2022 - 06h00
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O belo modelo C42, da Sauber Alfa Romeo
O belo modelo C42, da Sauber Alfa Romeo
Foto: Alfa Romeo / Twitter

Nove das 10 equipes da F1 haviam mostrado seu carros - ou pelo menos suas pinturas - antes dos testes coletivos, realizados entre 23 e 25 de fevereiro, em Barcelona. A única que ainda guardava segredo era a Alfa Romeo. O novo modelo C42 já havia aparecido em um shakedown em Fiorano e nos próprios testes, mas sempre com uma pintura camuflada branca e preta.

Pois o mistério em torno das cores do carro da equipe ítalo-suíça se encerrou nesse domingo (27), quando a versão definitiva do carro foi mostrada. Com isso, passamos a saber como serão os 10 carros que competirão na Fórmula 1 em 2022. Ou quase isso, uma vez que a pintura da Haas volta a ser uma dúvida graças às questões envolvendo a Rússia. (Leia mais aqui e aqui)

Alfa Romeo aposta no vermelho na pintura do C42
Alfa Romeo aposta no vermelho na pintura do C42
Foto: Alfa Romeo / Twitter

Mudando o padrão que vinha sendo adotado com pequenas variações desde 2018, a equipe apostou mais no vermelho e menos no branco. O tom de vermelho escuro, que lembra a coloração das Alfas do início dos anos 1950, quando a marca dominava a F1, aparece na maior parte do carro. Apenas a porção central da carenagem e parte do bico mantiveram o branco. As calotas também receberam as duas cores, dando alguma vida a essa parte dos novos carros que tem recebido críticas pela estética.

Quanto ao design em si, tudo fica mais claro a partir de agora. A equipe optou por uma lateral mais fina, com rasgos na parte superior em variação do que também foi adotado por equipes com Aston Martin e Ferrari. Ferrari, aliás, que fornece os conjuntos de motores e baterias à Alfa. Chama a atenção também a tomada de ar superior divida em duas, e não como uma cavidade única, como tem sido padrão na F1. A solução lembra vagamente a adotada no Mercedes W01 em 2010. Em breve, traremos uma análise técnica do C42 no Parabólica.

O C42 surge em versão definitiva
O C42 surge em versão definitiva
Foto: Alfa Romeo / Twitter

A dupla de pilotos é toda nova. Saem o veteraníssimo finlandês Kimi Raikkonen, aposentado, e o italiano Antonio Giovinazzi, dispensado. Em seus lugares, chegam o também finlandês Valtteri Bottas, experiente, vindo da Mercedes, e Guanyu Zhou, que faz sua estreia com a honraria de primeiro piloto chinês titular da história da F1.

A Alfa Romeo terá trabalho nos próximos dias. A equipe enfrentou problemas em seu carro nos testes de Barcelona, que custaram tempo precioso de pista. O time foi o segundo que menos rodou, à frente apenas da Haas. Times de ponta fizeram mais que o dobro de quilometragem.

A visão traseira do C42
A visão traseira do C42
Foto: Alfa Romeo / Twitter

À essa altura, os engenheiros devem estar debruçados sobre o C42 na fábrica de Hinwil, na Suíça, buscado soluções para os problemas detectados. Seguramente, na esperança de que a bela pintura os inspire e os resultados a partir do Barein sejam tão belos quanto o carro.

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