Alfa Romeo F1 testa carro com pintura camuflada
Equipe leva o novo C42 à pista em Fiorano, na Itália, para um shakedown com pintura totalmente camuflada
Apenas uma equipe anunciou que não fará apresentação oficial de seu novo carro antes dos primeiros testes de pré-temporada, que acontecem entre os dois 23 e 25 de fevereiro: a Alfa Romeo. Mas isso não quer dizer que seu carro não esteja pronto.
Enquanto assistíamos ao lançamento do novo Williams FW44 na manhã dessa terça (15), a Alfa Romeo realizava, discretamente, os primeiros testes em seu novo carro. A equipe gastou algumas das horas disponíveis para filmagens para fazer um shakedown do novíssimo C42, se tornando, assim, a segunda equipe a colocar um carro de 2022 na pista, depois de a Aston Martin fazer o mesmo na semana passada.
Mas, ao contrário da Aston, que revelou o carro sem pudor algum, filmou e divulgou tudo, a Alfa Romeo optou por ser bem mais reservada. A sessão aconteceu em Fiorano, Itália, na pista de testes da Ferrari, e não teve qualquer publicidade. Os únicos registros foram feitos por um fotógrafo da Autosport.
O C42 carregava uma pintura provisória, totalmente camuflada, que tem por objetivo dificultar qualquer análise das linhas e minúcias do carro. Mas algumas coisas pode ser vistas, como as ranhuras nas laterais (similares às da Aston Martin) e a suspensão dianteira do tipo pushrod.
A Alfa já utilizou pinturas provisórias nas pré-temporadas de 2019 e 2020. Nos dois casos, as pinturas temporárias tinham uma temática do Valentine’s Day (o Dia dos Namorados gringo), que se comemora em fevereiro. No primeiro caso, o carro era todo vinho, enquanto no segundo, todo cinza, sempre com decorações “românticas”
Voltando ao C42, o carro era pilotado por Valtteri Bottas, que usava um capacete preto, sem identificação. O finlandês vindo da Mercedes estreia na equipe em 2022, e terá como companheiro o novato Guanyu Zhou, vindo da UNI-Virtuosi, da F2. A dupla inteiramente nova substitui o duo Kimi Raikkonen-Antonio Giovinazzi.
A Alfa Romeo usará a pintura camuflada nos testes de Barcelona, revelando a versão definitiva apenas em 27 de fevereiro. O carro com as cores oficiais só será visto em ação na pista na segunda rodada de testes coletivos, que acontecerá no Barein entre os dias 10 e 12 de março.